Logo do ConasemsLogo do SUS
Gestão

16/07/2020

CineSUS: Congresso Virtual conta com lançamentos especiais de Webdocs Brasil, aqui tem SUS

16/07/2020 16h38 - Atualizada em 16/07/2020 16h38

O Webdoc “Copinho do Amor” sobre o trabalho premiado de Macapá-AP é a estreia da programação 

Novos episódios da 4ª temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS e os vídeos da série #AedesNaMira, serão apresentados em formato de watch parties, onde, virtualmente, os documentários vão contar com uma estréia comentada, com debates ao vivo com os autores e participações especiais. A atividade compõe a programação do I Congresso Virtual do Conasems e conta com o apoio do ECOS/UnB e da Rede Cosems de Comunicadores. 

Todo mês um vídeo novo será lançado durante a programação do #CineSUS. Experiências exitosas realizadas na Atenção Básica e na Vigilância em Saúde de municípios de várias partes do país são os destaques da programação. 

Para a estreia, que acontecerá no dia 24/07 (sexta-feira), a partir das 14h no Canal Conasems no Youtube, foi selecionado o Webdoc Brasil, aqui tem SUS do Amapá. O trabalho realizado no município de Macapá-AP foi selecionado como a melhor experiência do estado e foi documentado em fevereiro deste ano em vídeo para a websérie.

O projeto “Copinho do Amor”, é realizado pela equipe de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá-AP, na UBS Brasil Novo.  A ideia, que utiliza copinhos dosadores de medicamentos, esterilizados e ofertados durante consultas, incentiva a alimentação exclusiva do recém-nascido com leite materno até os seis primeiros meses de vida, porém, sem deixar que a mãe seja a única responsável por isso. A equipe de saúde orienta os pais, durante o pré natal, sobre como a mãe pode retirar o leite e armazená-lo por até 6 horas na geladeira, e o pai, ou qualquer outro responsável, pode alimentar o bebê enquanto a mãe descansa. 

A equipe dos Agentes Comunitários de Saúde são responsáveis por mapear e acompanhar as mães com dificuldade na amamentação, elas são visitadas semanalmente pela equipe composta por enfermeiras e técnicas que auxiliam no processo, ensinando a usar o copinho, realizar massagens e cuidados especiais. 

A autora do projeto, a enfermeira Elen da Silva, destaca a importância do pai se envolver no processo da amamentação. “Com o copinho, o pai pode alimentar o próprio filho, isso muda tudo na relação entre eles, muitos comentam que criam um vínculo único, que depois reverbera no cuidado pós amamentação, por exemplo, trazer o filho para vacinar, ou acompanhá-lo na escola. Parece simples, mas essa ação pode mudar toda a relação da família e a vida da criança”.  

A enfermeira autora do projeto, Elen Santos e Valéria Mendonça, professora associada da Universidade de Brasília e coordenadora do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS/UnB), serão as convidadas especiais da live de estreia do “Copinho do Amor”. 

Serviço
Lançamento Webdoc Brasil, aqui tem SUS – Macapá-AP
CineSUS – programação do 1º Congresso Virtual do Conasems
24/07 às 14h
Acesso pelo Canal Conasems no Youtube
Atividade aberta para o público (gratuito, online e não necessita de inscrição)