25/03/2022
Ser Gestor: Webinário sobre Atenção Especializada acontece na próxima quarta (30), às 18h
25/03/2022 12h28 - Atualizada em 25/03/2022 12h28
Temáticas importantes sobre Atenção Especializada serão debatidas em webinário do Ser Gestor na próxima quarta-feira (30), às 18h. O webinário vai tratar dos assuntos das aula 23, 24 e 25 do curso sobre Atenção hospitalar, ambulatorial especializada e Rede de Atenção às Urgências.
O webinário vai contar com a mediação do assessor técnico, Rodrigo Lacerda e a presença dos convidados especiais:
Rubens Griep – Enfermeiro, doutor em Saúde Coletiva e técnico da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel-PR
Fernando Ritter – Cirurgião Dentista Sanitarista, Epidemiologista, Diretor de Vigilância em Saúde de Porto Alegre-RS e ex-secretário Municipal de Saúde de Canoas-RS
Mais sobre as aulas e a temática do webinário:
Aula 23 – Atenção Especializada
Abordou sobre os desafios na estruturação da Atenção Especializadas e buscou instrumentalizar os alunos sobre as melhores práticas e disposições na organização da Rede de Atenção à Saúde Enfatizou a importância da regionalização na busca do melhor cuidado em saúde de forma oportuna, para isso, aborda o quanto a articulação e cooperação entre os gestores é fundamental para o fortalecimento dos espaços regionais de saúde
Aula 24 – Atenção hospitalar
Apresentou os princípios organizativos da Atenção Especializada (AEA) a partir das necessidades de saúde, tendo a Atenção Básica como centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Destacou especificidades e ferramentas para o gestor organizar os dispositivos da Rede e o que o gestor precisa saber para coordenar a aproximação dos trabalhadores e serviços de referência bem como, para instituir a cultura da responsabilidade das equipes sobre o cuidado em rede.
Aula 25 – Rede de Atenção as Urgências
Abordou a organizar da Rede de Atenção as Urgências em busca das melhores respostas por meio de ações e serviços de saúde, de forma integrada e em rede, capaz de responder de forma adequada as demandas e à pressão exercida pelas condições agudas.
O webinário vai ser transmitido ao vivo no Canal Conasems no Youtube e terá o chat aberto para perguntas e interação entre os participantes, acesse pelo link: