Logo do ConasemsLogo do SUS
Atenção Básica

17/02/2022

Populações circenses, povos ciganos e populações em situação nômade serão incluídas no ConecteSUS

17/02/2022 10h30 - Atualizada em 17/02/2022 10h30

Em uma ação interministerial que integra ações nas áreas de Saúde, Cultura, Educação, Direitos Humanos e Assistência Social em benefício da população circense itinerante no Brasil, o Ministério da Saúde amplia o acesso à saúde dessas populações ao identificar a itinerância no Cartão Nacional de Saúde pelo aplicativo ConecteSUS Cidadão. Assim, pessoas em situação nômade terão alcance aos serviços sem necessariamente comprovar endereço.

A Campanha “Respeitável Circo” conta com uma cartilha com orientações para os gestores e instituições públicas responsáveis que destaca, dentre outros pontos, a importância do acesso à saúde para a população itinerante. Fazer a promoção à saúde de forma equânime e considerando as especificidades de costumes e modos de vida, a ação visa amparar a população circense, povos ciganos e aqueles que estão em situação nomâde e melhorar o acesso deles aos serviços de saúde.

Além disso, o ConecteSUS possibilita que as equipes de saúde da atenção primária tenham acesso ao histórico de saúde dessa população, registrado pelos diversos serviços do SUS acessado por ela, fortalecendo a longitudinalidade e continuidade do cuidado.

Saiba mais em: https://aps.saude.gov.br/noticia/14360