22/03/2022
Ministério da Saúde, Conasems e UFRGS celebram convênio
22/03/2022 17h39 - Atualizada em 22/03/2022 17h39
Na manhã desta terça-feira (22), representantes do Conasems e do Ministério da Saúde participaram de celebração junto com os representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o evento, que aconteceu no Auditório da Faculdade de Medicina (Famed), estavam presentes: o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Jotz; o secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto; o presidente do Conasems, Wilames Freire Bezerra; a diretora da Famed, Lúcia Kliemann; e o coordenador-geral institucional do Programa ‘Saúde com Agente’ na UFRGS, Leandro Raizer. Os participantes enfatizaram a importância da capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).
O objetivo foi conhecer a Universidade para verificar o andamento das questões técnicas e administrativas do curso Saúde com Agente. Curso que vai capacitar mais de 380 mil Agentes Comunitários de Saúde no Brasil. O programa “Saúde com Agente” iniciou as inscrições no dia 14 de abril e, em apenas 8 dias, cerca de 80.000 pessoas se inscreveram. O prazo vai até 18 de abril, com uma expectativa de 200.000 participantes.
Durante o evento, o presidente do Cosems-RS e vice-presidente da Região Sul do Conasems, Maicon Lemos, reforçou que este programa é um marco na Saúde Pública Nacional, onde vai capacitar profissionais de saúde em mais de 5 mil cidades brasileiras.
Hélio Angotti Neto destacou a extensa formação de Recursos Humanos, cuja escala é tão grande quanto o desafio, e a enorme contribuição do programa: “Esse trabalho está na vanguarda da formação de qualidade”. Essa inovação conta com a participação de parceiros da UFRGS e do Conasems e será histórico em termos de qualidade de vida para famílias e comunidades.
Para Wilames Bezerra, presidente do Conasems, o currículo do programa é uma iniciativa necessária há anos, e a oportunidade será de troca entre a academia e a vida prática dos profissionais da saúde. Geraldo Jotz recebeu a comitiva e disponibilizou a Universidade para novas parcerias.
O coordenador geral institucional do programa, Raizer, destacou o envolvimento da equipe e convidou a coordenadora geral executiva Luciana Barcellos Teixeira para apresentar o trabalho realizado e a perspectiva de execução do curso nos sete meses desde o início da atividade.
Ela mencionou a importância das diversas áreas envolvidas, como cursos de saúde e tecnologia da informação, bem como o trabalho de escolha de tutores e outros profissionais que atuarão no programa.
Ana Rita Facchini, Diretora-Superintendente da FAURGS, também destacou o papel da fundação na implementação do projeto.
Houve também a apresentação de Sylvio Andrade Junior, do Centro de Produção Audiovisual do CONASEMS, onde mostrou como o Conselho atua no campo audiovisual.