Logo do ConasemsLogo do SUS
Atenção Básica

02/05/2022

Ministério da Saúde publica Caderno dos Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes

02/05/2022 15h01 - Atualizada em 02/05/2022 15h01

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição, lançou o Caderno dos Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes. As deficiências de micronutrientes, especialmente a anemia por deficiência de ferro, são problemas que impactam a saúde pública. O documento busca instrumentalizar gestores e profissionais de saúde para prevenir e reverter o cenário das deficiências de micronutrientes em gestantes e crianças de 6 a 59 meses de idade por meio de ações e estratégias efetivas a serem desenvolvidas na Atenção Básica.

Atualmente, o Ministério da Saúde conta com três programas e estratégias voltados para a prevenção e atenção às deficiências de micronutrientes por meio da suplementação, são eles:

Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS

O NutriSUS contempla crianças de 6 a 24 meses de idade acompanhadas na APS e beneficiárias de programas de transferência de renda. A estratégia consiste na adição direta da mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas para as crianças diariamente.

Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF)

O PNSF preconiza a suplementação de ferro para todas as crianças de 6 a 24 meses de idade, gestantes e mulheres no pós-parto e/ ou pós-aborto atendidas na APS. O esquema de suplementação para a criança prevê a oferta diária de sulfato ferroso por três meses consecutivos, seguida de uma pausa de três meses no recebimento do suplemento.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA)

O PNSVA tem como objetivo reduzir e controlar a hipovitaminose A, a mortalidade e a morbidade em crianças de 6 a 59 meses de idade, por meio da suplementação medicamentosa de vitamina A. A partir do 6º mês de idade, as crianças recebem as doses da vitamina A por via oral por meio das UBS.

 

Clique aqui para ter acesso ao Caderno dos Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes