25/04/2022
Live: Lançamento do Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PEPSATT)
25/04/2022 15h09 - Atualizada em 25/04/2022 15h09
O Ministério da Saúde realizará na próxima quinta-feira (28), às 14h, o lançamento do Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PEPSATT). O público alvo do evento são gestores, técnicos, profissionais de saúde e membros do controle social que atuam nas esferas federativas do SUS.
A mesa de abertura contará com a presença do Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros; do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto; do assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas; e de representantes do Ministério Público do Trabalho, Associação Brasileira de Saúde Coletiva e da Universidade Federal de Minas Gerais.
Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
A criação do Programa de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador da Trabalhadora (PEPSATT) vem na perspectiva de promover a integração ensino-serviço, além do desenvolvimento de uma gestão integrada do mundo da formação e do trabalho, tornando a Educação na Saúde do Trabalhador ponto qualificador dos serviços de saúde do SUS.
A proposta estrutura-se sob a perspectiva da Educação e Formação de Profissionais de Saúde, a qual se concretiza, inicialmente, nas iniciativas educacionais relativas aos cursos autoinstrucionais (sem tutoria), no formato de Ensino à Distância mediada pelas Tecnologias de Informação em Saúde (TIC’s).
Os cursos foram desenvolvidos em diversos formatos, utilizando recursos, como: videoaulas, podcasts, cenários reais representando os territórios e deus desafios, apostilas (cadernos de textos), ícones pedagógicos e atividades complementares etc. Além disso, os cursos formarão profissionais de saúde com conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser) para atuação em Saúde do Trabalhador no SUS, além de promover reflexões para ofertar à sociedade profissionais habilitados em responder às necessidades da população trabalhadora.
A Cerimônia de lançamento do Programa é uma oportunidade para apresentar o produto de um trabalho intenso e desafiador, que nasce também na perspectiva de resposta do SUS para a redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho que atingem diariamente os(as) trabalhadores(as) e para reforçar o compromisso do DSASTE em memória das vítimas de acidentes de trabalho, data lembrada no dia 28 de abril.