Logo do ConasemsLogo do SUS
Vigilância em Saúde

23/08/2022

Conasems participa de Seminário Hesitação e seu impacto na vacinação na infância e adolescência em Rio Branco (AC)

23/08/2022 15h11 - Atualizada em 23/08/2022 15h11

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), realizou, nos dias 22 e 23 de agosto, em Rio Branco (AC), o Seminário Hesitação e seu impacto na vacinação na infância e adolescência. O objetivo do evento foi contribuir para a divulgação do tema entre os profissionais de saúde da Região Norte, visando a discussão para o desenvolvimento de intervenções que levem a mitigação dos potencias impactos negativos da hesitação vacinal nos programas de imunização.

Durante o evento, a coordenadora da PNI, Adriana Lucena, falou sobre os conceitos básicos da hesitação vacinal e seu impacto nas coberturas vacinais da criança e do  adolescente. Também foram tratados pelos membros da mesa os desafios encontrados para a vacinação dos grupos alvos,  priorização da vacinação contra sarampo e pólio, Campanhas Nacionais contra pólio e Multivacinação, segurança das vacinas, monitoramento dos eventos adversos especialmente e a responsabilidade dos profissionais de saúde na divulgação da importância da vacinação.

O assessor do Conasems, Alessandro Chagas realizou uma apresentação sobre a Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal, seus múltiplos determinantes e as Ações de Imunização nos territórios municipais brasileiros, realizada em parceria com o Nescon/UFMG referente ao projeto ImunizaSUS. O assessor falou sobre a importância dos dados da pesquisa no objetivo de proporcionar o protagonismo municipal na efetiva elaboração de ações estratégicas para o enfrentamento as baixas coberturas vacinais no Brasil.

O evento contou ainda com a participação de especialistas e técnicos na área do PNI, representantes da OPAS/OMS, coordenadores estaduais de imunização da Região Norte, coordenadores da Atenção Básica em Saúde e de Vigilância dos municípios da Região Norte, representantes dos COSEMS e secretários municipais de saúde da região Norte.