Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
Vigilância em Saúde

26/10/2022

Curso de Epidemiologia Descritiva Aplicada à Vigilância em Saúde, do Programa de Fortalecimento da Epidemiologia nos Serviços de Saúde (PROFEPI)

26/10/2022 09h42 - Atualizada em 26/10/2022

Por Talita Carvalho

O Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), lançou no dia 21/10 o “Curso de Epidemiologia Descritiva Aplicada à Vigilância em Saúde” – Nível Básico, desenvolvido pelo Programa de Fortalecimento da Epidemiologia nos Serviços de Saúde (PROFEPI).

As vagas são ilimitadas, direcionadas aos profissionais da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde.

O link de inscrição no curso encontra-se em https://cursospaises.campusvirtualsp.org/course/index.php?categoryid=76 (o curso em português é o 4º da lista, clique em acessar o curso, faça o cadastro na plataforma e a inscrição)

O PROFEPI é um programa de iniciativas educacionais, cuja o objetivo é aprimorar os conhecimentos epidemiológicos dos profissionais de saúde, ampliando à capacidade de identificar, analisar e diagnosticar situações de vigilância nos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso é uma parceria entre a SVS/MS com a OPAS/OMS, cuja o objetivo é disseminar e promover o uso de conceitos e ferramentas epidemiológicas básicas para a realização de análises críticas da situação de saúde. Os conceitos e ferramentas apresentados também são fundamentais para o exercício continuado e proativo da vigilância epidemiológica de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis. Por isto, utiliza exemplos, situações e perguntas epidemiológicas de interesse dos serviços de saúde na atualidade.

Aberto ao público, com carga horária de 40 horas, na modalidade EAD, o curso está disponível na Plataforma da Campus Virtual de Saúde Pública – CVSP da OPAS/OMS, https://www.campusvirtualsp.org/pt-br , e em breve disponível nas versões em  espanhol, inglês e francês.

Para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos adicionais, entrar em contatar a Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços – CGDEP, do Departamento de Articulação Estratégica de Vigilância em Saúde – DAEVS, da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, pelo telefone: (61) 3315-3467 ou 3315-3714 e/ou através do e-mail: profepi.svs@saude.gov.br.

Saiba mais sobre o curso básico 

Saiba mais sobre o curso avançado 

Últimas Notícias