02/07/2021
Conecte SUS Profissional é lançado em Alagoas
02/07/2021 12h10 - Atualizada em 02/07/2021 12h10
O Conecte SUS Profissional foi lançado nesta quinta-feira (01) no município de Marechal Deodoro – Alagoas. A disponibilização é mais um passo importante para a informatização dos serviços prestados aos mais de 211 milhões de brasileiros. O Conecte SUS Profissional irá possibilitar o compartilhamento de informações de pacientes e permitir o acesso aos dados em qualquer lugar do país, com as devidas autorizações de acesso, baseado nas informações contidas na Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS.
De imediato os profissionais médicos terão acesso a RNDS pelo sistema e-SUS AB. Atualmente as informações disponíveis proporcionam ao profissional de saúde acesso ao histórico clínico do paciente como resultados de exames, vacinas Covid-19, internações e medicamentos. Ao longo do tempo serão disponibilizadas mais informações advindas RNDS: Autorização de Internação Hospitalar; Autorização de Procedimento Ambulatorial de Alta Complexidade; Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB); Troca de Informação em Saúde Suplementar; Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS; Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado, entre outras entregas.
O presidente do Conasems, Wilames Freire, destacou que o lançamento do Conecte SUS Profissional faz parte do esforço tripartite para a informatização da saúde, em especial a Atenção Básica, onde temos mais de dois terços das equipes utilizando prontuário eletrônico. “Temos a certeza que a troca de informações qualificadas fará a diferença na melhora do cuidado à saúde prestado à nossa população via o SUS!”
Participaram do lançamento o presidente do COSEMS Alagoas, Rodrigo Buarque, a Secretária municipal de Saúde de Marec Tânia Queiroz, entre outras representações.
Implementação
Para acessar o Conecte-SUS Profissional, será necessário conectar-se à versão mais atualizada do Prontuário Eletrônico do Cidadão, o e-SUS da Atenção Primária à Saúde (APS), e validar os dados pelo acesso único do Governo Federal. O primeiro acesso será validado por meio da base de dados do Conselho Federal de Medicina (CFM). O sistema leva em consideração todos os critérios de segurança da informação e obedece rigorosamente às regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
“É importante que as pessoas entendam o potencial do Conecte SUS. Pela primeira vez o paciente vai ter acesso ao seu prontuário eletrônico. E todos os profissionais de saúde estarão conectados na rede SUS, e não só com os dados dos estabelecimentos públicos, mas de toda rede de saúde”, explicou o diretor do DataSUS, Jacson Barros.
Conecte SUS e RNDS
Conecte SUS é a Plataforma de saúde para o cidadão, profissionais e gestores de saúde. Acesse aqui. A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma nacional de interoperabilidade de dados em saúde. Instituída pela portaria GM/MS n. 1.434, de 28 de maio de 2020 , é um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil e tem o objetivo de promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade do cuidado nos setores público e privado.Ao longo de sua evolução, a RNDS irá se constituir na infovia da saúde, como uma plataforma informacional de alta disponibilidade, segura e flexível, que favorecerá o uso ético aos dados de saúde, permitindo, assim, o surgimento de novos serviços, inovação, pesquisa e desenvolvimento que resultem em benefícios para a população e para o Brasil. Acesse aqui.