Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
Gestão

01/11/2022

RNP oferece curso gratuito para capacitar profissionais na área de saúde digital

01/11/2022 15h33 - Atualizada em 01/11/2022

Por Mariana

Trabalhadores e profissionais de saúde de todo o Brasil terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em saúde digital. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) abriu inscrições para um programa gratuito de atualização na área, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As inscrições ficam abertas até dezembro pelo site: https://lp.esr.rnp.br/rute-atualizacao-profissional-em-saude-digital

A proposta da RNP ao oferecer o Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital (PAP-SD) é contribuir para a transformação digital na saúde, com a capacitação dos trabalhadores e profissionais da saúde para que possam atuar com mais eficácia na prática digital da saúde, usando recursos de tecnologia, como o teleatendimento e o prontuário eletrônico, em sua rotina de trabalho. O primeiro curso, Competências básicas para a saúde digital, será iniciado no dia primeiro de novembro. O conteúdo inédito foi elaborado com a expansão da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), e que opera há 16 anos no Brasil sob a coordenação da RNP.

Um dos pré-requisitos para participar do programa é estar cursando o último ano ou ter concluído o ensino técnico ou o superior e estar atuando profissionalmente na área de saúde. Os interessados devem acessar a página do Programa, ler o edital e fazer a inscrição por meio do link disponível.

O programa tem carga horária total de 180 horas, divididas em duas etapas. Os inscritos devem ter um computador com acesso à internet para fazer as atividades e os exercícios. Além disso, o inscrito será responsável por administrar o próprio cronograma de estudos.

A primeira etapa do Programa é a de Formação Básica em Saúde Digital e consiste em três cursos autoinstrucionais que serão disponibilizados na plataforma AVA da Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), parceira da RNP nesta primeira etapa da iniciativa. Entre os temas abordados, estão transformação digital, aplicações práticas na saúde digital, desafios digitais, conceitos de segurança, direito e bioética digital e inteligência emocional digital, entre outros.

Os 250 candidatos que obtiverem as melhores notas serão classificados para a segunda etapa do PAP-SD. Além da boa pontuação, nesta etapa é preciso também que o profissional selecionado já atue como preceptor, orientando estudantes e residentes das áreas de enfermagem, medicina, radiologia e saúde coletiva, entre outras. Gestores administrativos de saúde e profissionais de TI de instituições vinculadas a alguma unidade da RUTE também poderão se classificar para participar da segunda etapa do PAP-SD.

Na segunda etapa, os aprovados terão o apoio de tutores para desenvolver atividades de saúde digital, focadas em assistência, pesquisa e ensino e o conteúdo será disponibilizado na plataforma de EaD da Escola Superior de Redes (ESR) da RNP. A previsão é de que as aulas dessa fase se iniciem em fevereiro de 2023.

Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar um mínimo de 70 pontos nas atividades e ainda participar de pelo menos 75% em cada uma delas.

 

Últimas Notícias