Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
Gestão

25/11/2022

Carta de Aracaju – 8º Congresso Norte-Nordeste

25/11/2022 03h00 - Atualizada em 25/11/2022 03h00

Durante a plenária final do 8º Congresso Norte-Nordeste a Carta de Aracaju foi discutida e aprovada pelos secretários presentes. O documento é um compilado dos principais pontos discutidos nas atividades do congresso registrados pela relatoria. Abaixo, um trecho da carta. Para ler na íntegra, clique aqui.

Os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste estiveram reunidos no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, para o 8O Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, com o tema Fortalecimento da Governança, Organização Regional e Financiamento da Rede de Atenção à Saúde pós Pandemia Covid-19, nos dias 03 a 05 de novembro de 2022.

Tendo se consolidado como um dos maiores e mais importantes eventos da área da gestão pública municipal no âmbito da saúde, nas Regiões Norte e Nordeste brasileira, o Congresso teve como objetivo aprofundar o diálogo sobre os principais desafios enfrentados na gestão municipal, além de produzir reflexões e trocas de experiências entre gestores que atuam na saúde, trazendo contribuições para a construção do SUS nas regiões.

Os Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde dos estados das regiões Norte e Nordeste, têm como missão representar e apoiar de forma propositiva os municípios das regiões, na qualificação e fortalecimento da gestão compartilhada do SUS, tendo como meta principal apoiar as ações que implicam na melhoria da atenção à saúde do povo brasileiro.

As Regiões Norte e Nordeste do Brasil têm especificidades que necessitam buscar diretrizes próprias nas políticas públicas de saúde que devem ser adequadas a essas singularidades, na pactuação e distribuição dos recursos financeiros para operacionalização das ações e serviços públicos de saúde.