Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
Atenção Especializada

30/06/2023

Conasems marca presença durante o Seminário Internacional de Atenção Especializada do SUS

30/06/2023 16h36

Nesta semana, nos dias 26 e 27 de junho, o Conasems acompanhou de perto o “Seminário Internacional de Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS)”, realizado pelo Ministério da Saúde na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). 

O objetivo geral do evento foi o de debater a construção da Nova Política de Atenção Especializada, a formação de profissionais dessa área – em especial em regiões de difícil acesso, áreas vulnerabilizadas e em vazios assistenciais –, além da melhoria das estratégias de saúde digital e inovação. 

Na manhã do dia 26, durante a abertura do Seminário, o secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira pontuou que“a atenção especializada não está descolada da atenção básica. Nós precisamos de uma Atenção Básica resolutiva e fortalecida para que dê resposta à população e resolva o que é da sua competência. Mas para isso é preciso investir em formação para que os pacientes que necessitam dos serviços da atenção especializada cheguem a tempo”. 

Confira mais detalhes na reportagem abaixo sobre a primeira mesa do evento, que teve como tema “Os desafios contemporâneos da Atenção Especializada”: 


O segundo painel tratou sobre “A regulação assistencial: os desafios e perspectivas para melhoria do acesso em um país de sistema de saúde universal”. A mesa foi coordenada por Arthur Chioro, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. “Ao longo dos 33 anos do SUS conseguimos avançar na formulação de política para atenção básica, saúde mental, atenção hospitalar e humanização, mas há um déficit de formulação. Esse é um setor da saúde que ficou de fato muito fragilizado e as iniciativas que foram feitas até aqui foram muito fragmentadas. Todos nós nos ressentimos de uma política que organize e garanta acesso à população com qualidade”. 

Saiba mais sobre o segundo painel na reportagem abaixo: 


Na abertura do segundo dia do Seminário Internacional de Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde o tema da mesa foi “Estratégias de saúde digital e inovação na atenção especializada”. O professor da USP, Eduardo Barbosa, apresentou a plataforma Clínica global de dados da OMS e mostrou como o Brasil contribuiu de forma considerável para o abastecimento de dados relacionados à Covid-19 durante a pandemia.

O professor destacou o papel do Conasems nessa missão. “O papel do Conasems é muito relevante porque é uma visão que exigiu dos órgão estaduais e municipais que enxergassem o papel de contribuir com uma plataforma global para que o mundo inteiro tivesse noção de como a Covid-19 se comporta”. 

Assista abaixo mais sobre as discussões no período da manhã do dia 27 de junho:

A última mesa do evento tratou Gestão do trabalho e da educação na saúde para formação, provimento e fixação de profissionais de assistência especializada. Compuseram a mesa representantes dos Ministérios da Saúde da Argentina, Peru e El Salvador trazendo experiências dos seus respectivos países na política de fixação e formação de profissionais nos territórios. 

Confira mais no vídeo: