Logo do ConasemsLogo do SUS
Atenção Especializada

15/08/2023

Audiência Pública de Comissão da Saúde debate programa Proadi-SUS

15/08/2023 18h05

Na manhã desta terça-feira (15/08), o presidente do Conasems, Hisham Hamida, representou o conselho na audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados que debateu o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Hisham, compôs a mesa ao lado de René José Moreira dos Santos, representante do Conass, Deputado Clodoaldo Magalhães, autor do requerimento, Pedro Ivo Ramalho, diretor do DECOOP/SE/MS, Marcelo Ramos Rodrigues, ex deputado federal, e Ana Paula Pinho, Diretora Executiva de Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, representante dos hospitais de excelência que integram o Proadi-SUS.

Hisham começou a sua fala apresentando o Conasems como a entidade responsável pela representação dos 5.570 municípios brasileiros, todos com suas particularidades e com o desafio de levar o SUS considerando as diferenças de municípios como Serra da Saudade, com seus 800 habitantes, até São Paulo. Ele defendeu a importância do Proadi-SUS, desde que haja a execução de projetos de abrangência nacional.

Confira fotos da audiência pública:

Audiência Pública - Proadi-SUS

“O Proadi-SUS vem num processo de evolução, aprimoramento e aperfeiçoamento, principalmente a partir do momento que Conass e Conasems passaram a demandar projetos com essa visão da ponta. ‘Qual é o projeto que vai ter alcance nacional pros 5.570 municípios?’ Essa é a primeira pergunta que o Conasems faz ao demandar um projeto. Não dá para ficar com projeto piloto, restrito a uma determinada área. ‘Qual é o projeto que vai ter aplicabilidade em todas as regiões do país?’”, afirmou Hisham.

O presidente do Conasems citou o exemplo do projeto Rede Colaborativa, no qual os chamados apoiadores auxiliam a gestão municipal em todas as regiões de saúde do país.

“Temos uma alta rotatividade da gestão nas três esferas do governo, seja no Ministério da Saúde, nas Secretarias Estaduais e municipais de saúde. Muitas vezes, o sistema fica fragilizado, justamente por falta dessa capacitação e dessa memória de apoio aos novos gestores. A Rede Colaborativa vem para suprir isso”, comentou.

Mais cedo, neste mesmo dia, Hisham participou também da Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia. Veja imagens da cerimônia:

Homenagem ao Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdias