Logo do ConasemsLogo do SUS
Atenção BásicaGestão

23/10/2023

No Cazaquistão, Hisham Hamida participa de debates sobre Atenção Primária à Saúde em Conferência Internacional

23/10/2023 17h37

No Cazaquistão, Hisham Hamida, presidente do Conasems, participou da Conferência Internacional em Comemoração aos 45 anos da Alma-Ata e 5 de Astana para discussão da Atenção Primária à Saúde a nível mundial.

No domingo (22/10), Hisham participou do workshop sobre Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito da Aliança para Cobertura Universal da Saúde. Já nesta segunda (23/10), o presidente do Conasems esteve na Conferência Internacional em Comemoração de Alma-Ata 45 e Astana (OPAS/OMS). Hisham afirmou que, entre os principais pontos de discussão, estava os desafios da implementação de uma atenção primária de fato fortalecida.

“Participaram mais de 80 delegações, de 80 países diferentes, todos pensando na questão da política econômica e sua relação com a atenção básica desde a Alma-Ata em 1978”, comentou.

Hisham esteve ainda em reunião com Hans Henri P. Kluge, diretor regional na Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS). O presidente do conselho afirmou que a conversa serviu para discutir os sistemas de governança do Brasil, como se dá a relação tripartite, com a independência e autonomia dos entes federativos, entre outros tópicos.

“Foi possível comentar sobre a necessidade de educação permanente para os profissionais de saúde: por exemplo, a potência que as 48 mil Unidades Básicas de Saúde têm de se tornarem também salas de aula. Tratamos também da formação que o Conasems está promovendo junto ao Ministério da Saúde e UFRGS no programa Saúde com Agente, com quase 200 mil Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias formados”, explicou.

Hisham disse que o Conasems está à disposição para contribuir com a troca de experiências de forma bilateral.

“Nós estamos nos organizando para estreitar essas relações, realizando e ofertando visitas para discutir mais sobre modelo de financiamento, de organização, em intercâmbios com a Europa, os convidando para nos visitar e ver a realidade dos municípios”, afirmou.