Logo do ConasemsLogo do SUS
Gestão

29/02/2024

2ª CIT de 2024 discute Dia D contra a Dengue e faz atualizações sobre o envio de dados de vacinação da RNDS

29/02/2024 17h53

Nesta quinta-feira (29/02), aconteceu a segunda reunião de 2024 da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), evento realizado na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) em Brasília, Distrito Federal. Entre os destaque da reunião, estão as ações voltadas ao Dia D contra a Dengue e o envio de dados de vacinação da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O dispositivo de abertura contou com a presença de Swendenberger Barbosa, secretário executivo do Ministério da Saúde, Socorro Gross, representante da OPAS no Brasil, Hisham Hamida, presidente do Conasems, Fábio Baccheretti, presidente do Conass, Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, Isabela Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde,  Ana Estela Haddad, secretária de Saúde Digital e Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde.

Na sua fala de abertura, Hisham Hamida, saudou o novo secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, e destacou a necessidade da união entre os entes do pacto federativo

"Que possamos ter uma Atenção Primária, integrada à Vigilância em Saúde e às outras áreas, uma APS ordenadora e coordenadora de fato, fortalecida, melhorando tecnologia, melhorando financiamento, melhorando formação e vários outros processos. Que possamos trabalhar juntos, coloco o Conasems à disposição", comentou.

Hisham falou ainda sobre o Dia de Mobilização para o Dia D contra a Dengue, e lembrou do Curso de Capacitação em Arboviroses, elaborado junto ao Ministério da Saúde, e disse que os entes contam toda a população e com a imprensa no combate às arboviroses.

"Este não é o início, nem o fim, é o momento de chamar a atenção para a importância da continuidade desse enfrentamento e desse cuidado que precisamos ter. Tivemos a vinda da vacina contra a dengue, que é mais uma aliada que nós temos nessa batalha, mas, principalmente, os processos de educação, de eliminação de criadouros de mosquito e a transversalidade. É preciso destacar a necessidade de uma intersetorialidade entre saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, para que juntos possamos enfrentar de fato essas doenças e vencer", afirmou.

Apresentações e Discussões

No âmbito da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), foi feita uma apresentação e discussão a respeito do envio de dados de vacinação da Rede Nacional de Dados em Saúde para estados e municípios; pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), o tema debatido foi a Mobilização para o Dia D Contra a Dengue, a ser realizado neste sábado (02/03) em todo território nacional.

Discussões e Pactuações

Dois assuntos foram pactuados nesta CIT, sendo eles o Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital, apresentação feita pela SEIDIGI, e a revisão do Programa Nacional de Triagem Neonatal, na esfera da SAES.

Por fim, foram distribuídos informes escritos a respeito do Programa Mais Médicos (SAPS), da situação de entrega dos Relatórios de Gestão (2018 a 2022) no Brasil (SE) e sobre a saúde indígena, com ações de saúde para o Povo Yanomami (SESAI).

Assista a íntegra da 2ª CIT de 2024:

Confira um resumo da reunião no CIT em Foco: 

Veja o álbum completo de fotos da reunião (crédito das imagens: Mariana Pedroza/CONASEMS):

2ª CIT - Fevereiro/2024