Logo do ConasemsLogo do SUS
Gestão

27/05/2024

Conasems debate importância das OSS para a gestão em seminário realizado no TCU, em Brasília-DF

27/05/2024 18h00



Nesta segunda e terça-feira (27 e 28/05), o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, recebe o Seminário Oportunidades e Riscos do Modelo de Organização Social de Saúde no Auditório Ministro Pereira Lira, localizado no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF.

Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems, fez parte da mesa de abertura do evento e afirmou que iniciativas como esta são de fundamental importância para provocar discussões no cenário nacional.

“As gestoras e os gestores de saúde do Brasil optaram pelo modelo de Organização Social de Saúde pela ausência do Estado brasileiro. São arranjos que são feitos na ponta para tentar cumprir aquilo que está na Constituição”, afirmou, ao lembrar do artigo 196 da CF, que diz que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas” em um trecho.

“Nós temos R$ 5,95 por dia, por pessoa, para cuidar de 220 milhões de brasileiros que utilizam o Sistema Único de Saúde”, afirmou, ao criticar o baixo investimento em Saúde no país, que nunca passou de 2% do PIB desde a criação do SUS.

O Seminário Oportunidades e Riscos do Modelo de OSS tem transmissão ao vivo pelo Mais Conasems e pode ser assistida por meio do canal do YouTube do Conselho.

Esta é uma iniciativa conjunta entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

Acesse a galeria de fotos (Crédito: Mateus Vidigal/CONASEMS):

Seminário Oportunidades e Riscos do Modelo de OSS - Maio/2024