Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
Vigilância em Saúde

14/06/2024

Projeto hubCRIE, parceria do Conasems, realiza abertura de curso de capacitação em São José, Santa Catarina

14/06/2024 15h25

Em São José, Santa Catarina, nesta sexta-feira (14/06), foi realizada a abertura do Curso de Qualificação do Acesso a Imunobiológicos Especiais na Atenção Básica, dentro do projeto hubCRIE, com o objetivo de treinar profissionais de saúde da APS e, consequentemente, preparar Unidades Básicas de Saúde para receber e manusear esses produtos.

“Trata-se de uma iniciativa que visa promover a capacitação dos profissionais de saúde para que tenham o conhecimento técnico de manuseio de imunobiológicos especiais para que, de alguma forma, haja a inversão de fluxo de deslocamento de pessoas: em vez da população seguir para os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), os profissionais tenham condições de ir ao encontro da população”, explica Alessandro Chagas, assessor técnico de Vigilância em Saúde do Conasems.

O projeto hubCRIE é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social e a Sanofi, e foi desenvolvido para ofertar a profissionais de saúde e usuários do SUS informações sobre as vacinas e demais imunobiológicos especiais disponíveis nos CRIE.

A iniciativa tem vagas presenciais com tutoria limitadas, mas profissionais interessados na formação podem realiza-la de forma auto instrutiva, sem limite de vagas.

Outras edições

Em Salvador, no último dia 10/05, foi realizada aula inaugural do Curso de Qualificação do Acesso a Imunobiológicos Especiais na Atenção Básica, organizado pela primeira vez em Salvador pelo grupo de trabalho composto por representantes das diretorias Estratégica de Gestão de Pessoas e Processos, Atenção Primária e da Vigilância à Saúde. Na ocasião, houve recorde de público, com a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizando outras 120 vagas para o corpo de profissionais do município. Já em Sobral, no Ceará, a aula inaugural do curso aconteceu em 17/05.