Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
Atenção BásicaVigilância em Saúde

28/06/2024

Presidente do Conasems defende vacinação e debate saúde pública em mesa do Fórum Entrelaçados

28/06/2024 16h21

Na tarde desta quinta-feira (27/06), em Brasília-DF, Hisham Hamida, presidente do Conasems, participou do painel dos 10 anos de vacinação (do HPV) e os benefícios em saúde pública, atividade inserida na programação do Fórum Entrelaçados - Unindo Forças no Combate ao Câncer de Colo de Útero.

Hisham apontou que um dos maiores desafios do Sistema Único de Saúde está justamente em um dos seus pilares, equidade, visto a ampla diversidade territorial e cultural do país, e que é necessário resgatar o prestígio da vacinação em razão do desserviço que foi feito no Brasil nos últimos anos. “É inadmissível que tenhamos agravo ou morte por doenças que são preveníveis por vacina”, comentou.

Questionado a respeito de ações de busca ativa para vacinação de HPV em mulheres, o presidente do Conasems propôs uma reflexão sobre a Atenção Básica para além do ponto de vista estrutural ou de densidade tecnológica.

“Saúde é feita de gente. Os Agentes Comunitários de Saúde, por exemplo, trabalham integrados com as equipes de saúde. São 400 mil ACSs em todo país, muitos deles transformados em técnicos por meio de iniciativas como o Programa Mais Saúde com Agente (antes, Saúde com Agente), que melhorou a resolutividade deles”, afirmou.

Hisham destacou também o senso de pertencimento que ACSs têm em suas respectivas regiões, bem como a construção de uma relação de confiança com a população. “Esses profissionais são um elo fundamental na conscientização da população quanto à importância do cuidado, quanto à importância da vacina e do trabalho preventivo.”

Em outro momento, perguntado sobre a relevância na vacinação escolar, o presidente do Conselho ressaltou a urgência de pensar a intersetorialidade e a saúde de forma integral.

“Todo espaço é um espaço de promoção e prevenção de saúde. Seja na escola, no esporte, na cultura, no desenvolvimento do bem estar social. O trabalho do Conasems vai ao encontro disso: conscientizar os gestores, em parceria com os estados, com o Ministério da Saúde e com todos os outros setores para que aproveitemos as oportunidades de transformar todo espaço em uma oportunidade de confiança do público alvo das vacinas”, explicou.

Hisham afirmou ainda que “não há receita de bolo que irá funcionar para os 5.570 municípios” e que é crucial respeitar a particularidade de cada território brasileiro.