11/01/2011
Hepatite B: Fortaleza vacina mais de 18 mil pessoas por mês
11/01/2011 22h51 - Atualizada em 11/01/2011 22h51
Por bravvo
Estoque de vacinas é renovado mensalmente e prazo de validade de doses armazenadas atualmente vai até outubro de 2011
Todos os 92 Centros de Saúde da Família (CSFs) de Fortaleza realizam, rotineiramente, a vacinação contra a Hepatite B. São entre 18 e 20 mil doses aplicadas mensalmente, direcionadas à população prioritária. O estoque da vacina tem alta rotatividade, sendo renovado mensalmente, e atualmente o Município armazena 4 mil doses da vacina, com validade até
outubro de 2011. Na próxima semana, serão adquiridas outras 20 mil doses, com validade entre outubro e dezembro de 2011, que serão utilizadas até fevereiro.
Além da vacinação de rotina, o Município promove estratégias de imunização ao longo do ano, por meio de atividades educativas das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) em escolas, que levam informações sobre a doença e alertam para a importância da vacina, e aproveitando eventos e datas de campanhas para incentivar a imunização contra a hepatite B. Com isso, é alta a rotatividade dos estoques e não há risco de perda de vacinas devido ao não uso.
A imunização completa inclui três doses. Seguindo a primeira aplicação, a segunda dose deve ser administrada depois de 30 dias, e a terceira, seis meses após a primeira. Para que o esquema vacinal seja feito de forma adequada, é importante que sejam aplicadas todas as doses e que os usuários apresentem à unidade de saúde o cartão de vacina.
A vacinação contra a hepatite B é disponibilizada pela rede pública de saúde para crianças menores de um ano, jovens de 11 a 19 anos e para os seguintes grupos: profissionais da saúde, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, população indígena, bombeiros, policiais, carcereiros, caminhoneiros, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, profissionais envolvidos em atividades de resgate, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual, vítimas de acidentes com material biológico positivo ou fortemente suspeito de infecção pelo vírus da hepatite B, parceiros sexuais de portadores do vírus da hepatite B, pessoas imunocomprometidas (para esta população, o esquema vacinal é de quatro doses) e pessoas reclusas.
Saiba mais
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a infecção pelo vírus da hepatite B é crescente em nosso país, e muitas pessoas nem sabem que são portadores, pois é uma doença silenciosa, que pode provocar câncer de fígado e em alguns casos levar a morte. A vacina previne a infecção pelo vírus da hepatite B e está disponível gratuitamente para a população prioritária na rede pública.
A hepatite B é transmitida pelo sangue infectado com o vírus. A doença pode ser adquirida por via sexual sem proteção, compartilhamento de lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de cutículas, seringas e agulhas, objetos cortantes e outros com material infectado pelo vírus da hepatite B.
—
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Fortaleza (CE)