13/01/2011
Saúde de Itajaí volta a desenvolver projeto “Grupos de Encontro”
13/01/2011 15h40 - Atualizada em 13/01/2011 15h40
Por bravvo
Os quatro dias de curso – hoje (13), amanhã (14) e dias 20 e 21, quinta e sexta-feira próximas, serão ministrados das 13h às 17h, no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, que fica ao lado da Escola Estadual XV de Junho, também na Av. Ministro Luiz Galotti, s/n.
Este programa de formação continuada está focado, principalmente, nos profissionais que atuam com atendimento ao público: atendentes de balcão, agentes de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros. “Diante do fato de que o profissional de saúde acaba sendo um cuidador sob constante pressão, pois seu objeto de trabalho são pessoas atingidas em sua integridade física, psíquica e social e que exigem resultados muitas vezes superiores à possibilidade humana de alcançá-los, faz-se necessário oferecer ferramentas que otimizem o trabalho do profissional do SUS”, declara a psicóloga da Secretaria de Saúde, Cláudia Pacheco.
O objetivo, segundo ela, é ofertar um espaço de troca de experiências para preservar a qualidade de vida, fortalecer os vínculos entre os colegas, ampliar a capacidade de comunicação e enfrentamento de conflitos. “Queremos também fortalecer a acolhida e o atendimento aos usuários nas unidades de saúde de forma a tornar a atividade profissional mais prazerosa e produtiva”, afirma.
Através de debates, técnicas de dinâmica de grupo, vivências e exposição dialogada serão discutidas as melhores práticas de comunicação e postura nas relações de atendimento, relacionamento, comunicação e feedback – base para a sinergia, plano estratégico pessoal, atitude e espírito de equipe. O projeto “Grupos de Encontro” é uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde e Feapi.
—
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí