19/01/2011
São José do Vale do Rio Preto também decreta situação de emergência
19/01/2011 00h22 - Atualizada em 19/01/2011 00h22
Por bravvo
Segundo informações do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems/RJ), as enxurradas e inundações bruscas devastaram o município entre os dias 11 e 12 de janeiro. As chuvas de aproximadamente 200 milímetros em oito horas, somada as fortes precipitações ocorridas nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, elevaram o nível do Rio Preto em 20 metros.
Foram afetados diretamente os bairros: Poço Fundo, Cachoeira, Tedesco, Novo Centro, Santa Fé, Estação, Parque Vera Lúcia, Floresta, Reta de Águas Claras, Brucussu, Águas Claras, Queirós, Contendas, Camboatá, Parada Morelli, Sertão, Valão, Bela Riba e Barrinha.
A sede do governo municipal também foi totalmente destruída. E com o objetivo de restabelecer a normalidade, o Prefeito criou um centro de coordenação em uma das igrejas católicas.
Atualmente o município têm 790 desalojados, 1.274 desabrigados, 160 levemente feridas, 3 gravemente feridas e 160 enfermas, além de 20.682 pessoas afetadas direta ou indiretamente, o que representa 100% da população do município.
A atividade de busca e salvamento ainda está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, com auxílio da Polícia Militar e do Exército Brasileiro. As vitimas estão sendo encaminhadas para a Fundação Hospital Maternidade Santa Theresinha, instalado na sede do município, e para a Unidade de Saúde da Família do Bairro de Jaguara, onde foi improvisado um mini hospital.
A Secretaria Municipal da Família, Ação Social, Cidadania e Habitação Assistência e o Gabinete do Prefeito estão cadastrando as famílias desabrigadas ou desalojadas, e distribuindo mantimentos.
O presidente do Cosems do Rio de Janeiro, Antonio Carlos de Oliveira Junior , informa que o município está recebendo todo apoio dos Governos Estadual e Federal, porém, ainda precisa de muita ajuda, principalmente de mantimentos, colchões, colchonetes, travesseiros, leçois, fronhas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água potável, luvas de borracha, botas 7 léguas, pás, vassouras, rodos, carrinhos de mão.