Logo do ConasemsLogo do SUS
Gestão da informação

19/01/2011

São José do Vale do Rio Preto também decreta situação de emergência

19/01/2011 00h22 - Atualizada em 19/01/2011 00h22

Por bravvo

g_0285O município de São José do Vale do Rio Preto, na região serrana do Rio de Janeiro, também decretou situação de emergência decorrente às chuvas dos últimos dias.

Segundo informações do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems/RJ), as enxurradas e inundações bruscas devastaram o município entre os dias 11 e 12 de janeiro. As chuvas de aproximadamente 200 milímetros em oito horas, somada as fortes precipitações ocorridas nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, elevaram o nível do Rio Preto em 20 metros.

Foram afetados diretamente os bairros: Poço Fundo, Cachoeira, Tedesco, Novo Centro, Santa Fé, Estação, Parque Vera Lúcia, Floresta, Reta de Águas Claras, Brucussu, Águas Claras, Queirós, Contendas, Camboatá, Parada Morelli, Sertão, Valão, Bela Riba e Barrinha.

A sede do governo municipal também foi totalmente destruída. E com o objetivo de restabelecer a normalidade, o Prefeito criou um centro de coordenação em uma das igrejas católicas.

Atualmente o município têm 790 desalojados, 1.274 desabrigados, 160 levemente feridas, 3 gravemente feridas e 160 enfermas, além de 20.682 pessoas afetadas direta ou indiretamente, o que representa 100% da população do município.

A atividade de busca e salvamento ainda está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, com auxílio da Polícia Militar e do Exército Brasileiro. As vitimas estão sendo encaminhadas para a Fundação Hospital Maternidade Santa Theresinha, instalado na sede do município, e para a Unidade de Saúde da Família do Bairro de Jaguara, onde foi improvisado um mini hospital.

A Secretaria Municipal da Família, Ação Social, Cidadania e Habitação Assistência e o Gabinete do Prefeito estão cadastrando as famílias desabrigadas ou desalojadas, e distribuindo mantimentos.

O presidente do Cosems do Rio de Janeiro, Antonio Carlos de Oliveira Junior , informa que o município está recebendo todo apoio dos Governos Estadual e Federal, porém, ainda precisa de muita ajuda, principalmente de mantimentos, colchões, colchonetes, travesseiros, leçois, fronhas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água potável, luvas de borracha, botas 7 léguas, pás, vassouras, rodos, carrinhos de mão.

imagem