Logo do ConasemsLogo do SUS
COSEMS - GO

02/10/2024

Cosems-GO marca presença no I Encontro Goiano de Atenção Primária na Saúde da Mulher


02/10/2024 - Atualizada em 02/10/2024

Por Cosems - GO

Iniciando as programações do Outubro Rosa, mês dedicado às ações de conscientização da prevenção e controle do câncer de mama, a Presidente do COSEMS GOIÁS e Secretária Municipal de Saúde de Araçu, Patrícia Palmeira Fleury, representando as 246 Secretarias Municipais de Saúde de Goiás, participou nesta terça-feira (01/10/2024) do I Encontro Goiano de Atenção Primária na Saúde da Mulher, realizado no Oft Alfre Hotels, em Goiânia.

Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, e Goiás Social, o encontro reuniu profissionais e autoridades para discutir temas de extrema relevância relacionados à saúde da mulher, em especial o câncer de mama, com foco na atenção primária.

Para a Presidente do COSEMS GOIÁS, Patrícia Fleury, esse encontro marca não apenas o lançamento do Outubro Rosa 2024, mas também a união de esforços entre o poder público, a sociedade civil e os profissionais de saúde para avançarmos na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das maiores causas de mortalidade feminina.

“Conforme alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos novos continuam progredindo de maneira alarmante, sendo o segundo tipo de câncer mais diagnosticado no mundo. No Brasil, é a neoplasia maligna mais incidente na população feminina. Em 2023 correspondeu a 30 % dos cânceres em mulheres. (73.610), sendo que dessas 18.139 mulheres vieram a óbito, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA”, comentou Patrícia.

Patrícia ainda destaca que, em Goiás, as ações são voltadas para a prevenção e detecção precoce.

“O que nós precisamos fazer? É necessária uma rede de atenção totalmente integrada, de serviços e fluxos bem definidos e pactuados, além de uma capacidade operacional direcionada para a nossa real necessidade, e de qualidade nas ações assistenciais”, salientou Patrícia.

CÂNCER DE MAMA EM GOIÁS

O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, e em Goiás, 1.993 mulheres perderam a vida para a doença entre 2020 e 2023. Nesse sentido, o Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Alexandre Marchiori, destaca:

“Existe a necessidade de unir forças, trabalhando para mudar essa realidade, para que possamos realmente impactar e diminuir o número de mulheres que são acometidas por essa doença”, ponderou Dr. Alexandre.
Encerrando o momento de fala, o Secretário Estadual da Saúde de Goiás, Dr. Rasivel dos Reis, destacou que as ações de cuidado com a saúde feminina acontecem durante todo ano, não apenas em outubro.

“O mês de outubro é um marco para que possamos sensibilizar toda a sociedade, mobilizar as pessoas e chamar a atenção do público”, disse Dr. Rasível.

GOIÁS TODO ROSA

Uma iniciativa pioneira que faz de Goiás o primeiro estado brasileiro a oferecer exames genéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o diagnóstico de câncer de mama e ovário. Lançado em parceria com a UFG em outubro de 2023, o projeto visa a identificação de mutações nos genes BRCA 1 e 2, permitindo um rastreamento personalizado para a prevenção e tratamento do câncer. Fica evidente hoje, a sinergia de esforços, na luta contra o câncer de mama em Goiás.

Via assessoria de comunicação do Cosems-GO