14/11/2024
COSEMS FORTALECE: Última Oficina Regionalizada capacita gestores na Região Cerrado Tocantins Araguaia
14/11/2024 - Atualizada em 14/11/2024
Por Cosems - TO
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS-TO) concluiu entre os dias 12 e 13 de novembro a última etapa das Oficinas Regionalizadas “COSEMS FORTALECE” na região do Cerrado Tocantins Araguaia. Realizado com o apoio da Conasems, SEMS-TO, SES-TO e de toda a equipe técnica e de apoio do COSEMS, o evento reuniu gestores e técnicos em saúde de diversos municípios da região, marcando o encerramento de uma série de encontros que capacitaram todas as oito regiões de saúde do Tocantins e mobilizaram todos os 139 municípios do Estado.
A oficina abordou temas importantes para a gestão de saúde pública, com ênfase no Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e nas estratégias de transição de gestão. Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de saúde e preparar os gestores para uma administração mais eficiente e sustentável.
Yatha Anderson, presidente do COSEMS-TO, expressou sua gratidão pela colaboração de todos os envolvidos e destacou o compromisso do Conselho em capacitar e apoiar as gestões municipais no Tocantins. “Gostaria de agradecer profundamente a presença de todos os gestores das oito regiões de saúde — Amor Perfeito, Ilha do Bananal, Capim Dourado, Cantão, Bico do Papagaio, Sudeste, Médio Norte e Cerrado. Também expresso meu agradecimento à nossa equipe técnica e de apoio, que tem sido o carro-chefe do COSEMS, e à nossa diretoria e conselho pelo empenho contínuo para a realização das Oficinas. Um agradecimento especial à SEMS-TO e, especialmente, ao CONASEMS, que tem sido um parceiro fundamental, proporcionando todo o suporte necessário para a execução dessas oficinas regionalizadas em nosso Estado. Estamos todos comprometidos em construir uma saúde pública cada vez mais forte e acessível para a população tocantinense”, disse Yatha.
As Oficinas
As Oficinas Regionalizadas “COSEMS FORTALECE”, realizadas entre os meses de outubro e novembro, proporcionaram uma capacitação intensiva para gestores e técnicos das oito regiões de saúde do Tocantins. Cada região teve dois dias de encontros dedicados ao entendimento do Novo Financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e às estratégias de transição de gestão, permitindo a troca de conhecimento e aprendizado entre os participantes. Esses encontros foram fundamentais para fortalecer o SUS no estado, garantindo que as políticas de saúde pública sigam de forma sustentável e alinhada com as demandas locais, e promovendo uma gestão mais eficiente e acessível em todos os municípios tocantinenses.