17/01/2025
Cosems-PI firma parceria com Uespi para o fortalecimento do SUS nos municípios piauienses
17/01/2025 - Atualizada em 17/01/2025
Por Cosems -
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) recebeu, nesta sexta-feira, o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Vinícius Oliveira. O encontro marcou uma conversa sobre a cooperação entre as instituições, com o objetivo de integrar os residentes ao trabalho do Cosems-PI e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nos 224 municípios do estado.
A presidente do Cosems-PI e secretária municipal de saúde de Miguel Alves, Leopoldina Cipriano, destacou a importância da parceria para o fortalecimento da saúde pública no Piauí.
“O Cosems está sempre buscando parcerias para garantir o fortalecimento do sistema de saúde nos 224 municípios do Piauí. Essa iniciativa com a Uespi permitirá que os residentes multiprofissionais atuem em prol do SUS, trazendo novas ideias, aprendendo na prática e ajudando os municípios a enfrentar os desafios diários da saúde pública”, afirmou a gestora.
O professor Vinícius Oliveira explicou que a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Uespi, que está em sua décima turma e há quase 20 anos forma profissionais para o SUS, será enriquecida com a experiência prática nos espaços de gestão.
“Essa parceria com o Cosems-PI é uma oportunidade única para os nossos residentes. São sete categorias profissionais, cirurgião-dentista, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo, entre outros, que aprenderão na prática sobre as relações entre os níveis de cuidado do SUS. Eles terão a chance de trabalhar com controle social, gestão e educação, o que vai ampliar a formação e fortalecer o serviço de saúde nos municípios”, ressaltou Vinícius Oliveira.
A cooperação entre o Cosems-PI e a Uespi, além de promover a troca de conhecimentos entre os estudantes e os municípios, incentiva discussões e avanços na implementação das políticas públicas de saúde, garantindo que o SUS seja cada vez mais acessível e eficiente no estado do Piauí.