28/03/2025
2ª Macrorregião de Saúde define em CIR pautas relevantes para os municípios
28/03/2025 - Atualizada em 28/03/2025
Por Cosems - AL
A CIR da 2ª Macrorregião de Saúde reuniu nessa quarta-feira (26) a maioria dos gestores da região e discutiu vasta pauta de interesse dos municípios.
A secretária de Saúde de Arapiraca, Rafaella Albuquerque, foi a anfitriã do evento e reforçou a importância da participação dos gestores na CIR, já que por meio da união entre os municípios, é possível fortalecer as regiões e os serviços do SUS.
"A CIR é um espaço rico de troca de experiências e governança para gestão do SUS" reforcou.
Na oportunidade, o diretor do Cosems-AL e secretário de Saúde de Piranhas, Bruno Lima, informou sobre a operacionalização dos itens do Programa Farmácia Popular, sobretudo a retirada de fraldas por parte dos idosos e pessoas com deficiência.
Segundo ele, a liberação desse item tem favorecido o cuidados aos pacientes.
Já o vice-presidente da 10ª RS, Haragonês Cavalcante, secretário de Olho D'água do Casado, solicitou alguns encaminhamentos, como oficializar o Estado, por meio da Sesau, sobre a regularidade dos repasses referentes à Oncologia, uma vez que na 2ª Macro ainda não ocorre com a mesma celeridade da 1ª, fragilizando o atendimento de pacientes com câncer.
Outra solicitação à Sesau foi que o Hospital Regional do Alto Sertão seja executor de cirurgias gerais por meio do Programa Mais Aces
so a Especialidades (PMAE) para os municípios da 10ª RS, facilitando o acesso dos pacientes e desafogando Santana do Ipanema, que já é executor do programa para os municípios da 9ª.
Sobre o Programa Redução de Filas, agora denominado PMAE, no componente cirurgias, a equipe técnica da Sesau informou que o estado não ofertará cirurgias pediátricas, até que o centro cirúrgico do Hospital da Criança seja concluído e que os procedimentos ofertados devem seguir as faixas etárias determinadas pelo Ministério da Saúde que vai de 0 a 120 anos. Se algum município executor tiver condições de ofertar, não haverá nenhum impedimento.
Sobre as cirurgias de Pé Torto, os agendamentos são realizados por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) e, por se tratar de procedimento ambulatorial, serão realizadas no Hospital da Criança.
Quanto aos exames de Cateterismo; a equipe de regulação de Arapiraca expôs a baixa procura pelo procedimento na 2ª macro e ficou encaminhado o envio do fluxo de acesso para todos os gestores da 2ª macro.
Via assessoria de comunicação do Cosems-RN