Logo do ConasemsLogo do SUS
COSEMS - PE

07/05/2025

“Saúde Digital” encerra a manhã de debates no XV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do COSEMS-PE


07/05/2025 - Atualizada em 07/05/2025

Por Cosems-PE

Encerrando a programação da manhã desta terça-feira (7) no XVº Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do COSEMS-PE, realizado no Park Evento, em Triunfo/PE, a última mesa foi dedicada ao tema “Saúde Digital: Perspectivas do E-SUS APS e E-SUS Regulação”.

O painel contou com a participação de Michael Diana, assessor técnico do CONASEMS; Renata Santos de Oliveira, secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes; Gustavo Godoy, gerente geral de Saúde Digital da Secretaria de Saúde do Recife; e Francisco de Assis, diretor de Regulação da Secretaria de Saúde de Limoeiro. A mediação foi conduzida por Severino Catão, da Assessoria Técnica do COSEMS-PE.

Durante sua fala, Michael Diana destacou a importância da adoção do E-SUS em toda a rede de atenção especializada. “Hoje pudemos conversar sobre a relevância de implementar o E-SUS Atenção Primária em diferentes serviços, como ambulatórios de especialidades, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Especialidades Odontológicas. O sistema está pronto para ser utilizado. É fundamental informatizar os serviços e garantir a integração entre a atenção primária e a especializada por meio da comunicação digital”, reforçou.

A mesa também abordou os avanços da transformação digital no SUS, impulsionada pelo Programa SUS Digital, que busca ampliar o acesso aos serviços de saúde, promover a equidade, aumentar a eficiência no atendimento e integrar a saúde digital em todas as etapas do cuidado.

Gustavo Godoy, gerente geral de Saúde Digital da Secretaria de Saúde do Recife, afirmou que a digitalização da saúde é um processo irreversível. “Hoje contamos com diversas soluções nacionais, como o PEC e-SUS, o E-SUS APS e o E-SUS Regulação, que podem ser adotadas pelos municípios para otimizar os processos de gestão”, destacou. “Aqui, apresentei como temos utilizado o PEC e-SUS na rede de atenção psicossocial, especialmente nos CAPS. Os benefícios são evidentes: conseguimos organizar a rede com base em dados concretos e integrados. Quem já utiliza o sistema compartilha informações com as unidades básicas de saúde, tornando o funcionamento da rede mais fluido e eficiente”, concluiu.

Via assessoria de comunicação do Cosems-PE.