09/05/2025
HUOL amplia capacidade com novo microscópio para neurocirurgia e regulariza terreno para expansão
09/05/2025 - Atualizada em 09/05/2025
Por Cosems-RN
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e gerenciado pela Rede Ebserh, deu um importante passo na ampliação de sua estrutura e na qualificação da assistência à saúde. A unidade agora conta com um novo microscópio cirúrgico de alta precisão, que será utilizado em procedimentos de neurocirurgia de alta complexidade.
O equipamento representa um avanço significativo para a área, permitindo cirurgias mais detalhadas, seguras e eficazes, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Além da entrega do novo equipamento, no evento realizado nesta quinta-feira (8), também marcou a doação oficial do terreno onde o HUOL está instalado – uma área de 25 mil metros quadrados – transferida pela União para a UFRN. A medida conclui o processo de regularização fundiária, viabilizando expansões futuras, melhorias na infraestrutura e novos investimentos para a unidade hospitalar.
A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades e representantes da saúde e da educação, a exemplo do presidente da Rede Ebserh e ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, da superintendente do Huol, Eliane Pereira, do reitor da UFRN, José Daniel Diniz e da secretária adjunta da Saúde Pública do RN, Lediane Queiroz, além de integrantes da comunidade acadêmica, dentre outros.
Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), o secretário executivo Sueldo Queiroz acompanhou a solenidade e destacou a importância das iniciativas apresentadas. “Estas ações — o novo equipamento e a regularização fundiária — serão de grande importância para os funcionários e usuários desta unidade. Isso é um ganho extremo para a população do Estado do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Ainda segundo Sueldo Queiroz, com essas conquistas, o HUOL reafirma seu papel como referência em saúde pública, ensino e pesquisa no Estado, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecendo à população norte-rio-grandense um atendimento cada vez mais qualificado e resolutivo.