Logo do ConasemsLogo do SUS
COSEMS - RN

13/05/2025

Cosems participa de “Dia D” de vacinação em Natal e destaca sua mobilização para realização de campanhas de imunização no RN


13/05/2025 - Atualizada em 13/05/2025

Por Cosems-RN

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, no bairro de Igapó, em Natal, foi o ponto de partida, neste sábado (10), do “Dia D” de vacinação contra a gripe no Estado do Rio Grande do Norte.

A ação foi realizada em parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e contou com a presença de autoridades como Jalmir Simões, superintendente do Ministério da Saúde no RN; Alexandre Mota, secretário estadual de Saúde; Geraldo Pinho, secretário municipal de Saúde de Natal; e Ilano Barreto, secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde; além de representantes da comunidade escolar, dentre outros.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) teve participação destacada, representado por sua vice-presidente, Terezinha Rego, que também é secretária municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante e pelo secretário-executivo Sueldo Queiroz.

Terezinha Rego enfatizou a atuação contínua do Cosems-RN, em parceria com o Conasems, desde 2022, na defesa da vacinação como prioridade no Estado. “Todos os municípios do Rio Grande do Norte estão mobilizados na vacinação e na preservação de vidas”, reforçou, destacando também destacou o papel decisivo das equipes municipais de saúde que têm sido fundamentais para o sucesso destas campanhas.

Sobre a Campanha

O “Dia D” de vacinação é uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca ampliar a cobertura vacinal antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A campanha, iniciada em 7 de abril, tem como meta imunizar 90% do público-alvo, incluindo crianças, idosos, gestantes e outros grupos prioritários.

A vacina contra a gripe é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país. A imunização é recomendada para mais de 20 grupos prioritários, entre eles: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas e pessoas com comorbidades.