21/07/2025
Cosems-RN busca fortalecimento da APS com discussões realizadas durante I Jornada de Atenção Primária à Saúde em Caicó
21/07/2025 - Atualizada em 21/07/2025
Por Cosems-RN
Com a presença do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), o município de Caicó realizou, nos dias 18 e 19 de julho, a I Jornada de Atenção Primária à Saúde, na Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento teve o objetivo de fortalecer o diálogo entre gestores, profissionais de saúde e instituições parceiras, promovendo a troca de experiências exitosas, a discussão de desafios e a construção de estratégias para o aprimoramento da Atenção Primária à Saúde (APS).
“A presença do Cosems-RN em espaços como este representa um pilar fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de saúde na região do Seridó e em todo nosso Estado”, destacou Maria Eliza Garcia, presidente do Conselho e secretária municipal de saúde de Doutor Severiano.
Segundo Maria Eliza, a quarta região de saúde (Seridó) tem demonstrado forte integração entre ensino, serviço e comunidade, algo evidenciado pelas experiências apresentadas durante a Jornada. Para ela, a Escola de Medicina tem desempenhado um papel essencial na consolidação do SUS no Seridó, tornando realidade o princípio de que a APS deve ser a ordenadora do cuidado em saúde.
“A quarta região está de parabéns. Precisamos replicar essa Jornada em todo o Rio Grande do Norte, pois este é o caminho para consolidar a Atenção Primária nos territórios”, reforçou a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte.
PROGRAMAÇÃO
Durante os dois dias de evento, foram abordadas diversas temáticas como os “Impactos das estratégias de Integração Ensino, Serviço e Comunidade na saúde dos municípios: gestão, atenção primária, secundária e hospitalar”, “Programas de Provimento Médico e sua interface com a formação para o SUS”, “Formação em Saúde e o Compromisso com as Necessidades Locais” e “Diálogos sobre Saúde Rural, Educação e Território”.
A I Jornada de Atenção Primária à Saúde também contou com Espaço de Escuta e Apoio Técnico do Ministério da Saúde aos gestores municipais. No evento, também houveram apresentações de experiências exitosas e inovadoras na APS de Caicó, como: Vivência Integrada na Comunidade (VIC), Residência em Medicina de Família e Comunidade, Programa Mais Médicos (PMM) e Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde.