Logo do ConasemsLogo do SUS
COSEMS - AL

19/08/2025

Bolsa Família: Rodrigo Buarque destaca importância do trabalho intersetorial no combate à fome


19/08/2025 - Atualizada em 19/08/2025

Por Cosems-AL

Nesta terça-feiras (19/08), o presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, participou da abertura do V Seminário Estadual Intersetorial sobre as Condicionalidades do Bolsa Família, em Maceió-AL.

Na ocasião, o presidente pontuou a importância do trabalho intersetorial entre a saúde, educação e assistência social no combate à fome junto às camadas mais vulneráveis da sociedade.

“A parceria entre esses três segmentos é de suma relevância para a quebra do ciclo da pobreza em Alagoas e no país. Esse evento traz um espaço rico de compartilhamento de ideias e experiências, com foco no fortalecimento dessa integralidade, cujo saldo é a melhoria da qualidade de vida da população em todos os níveis”, destacou Rodrigo Buarque, reafirmando o compromisso do Cosems-AL e do Conasems na constante articulação de estratégias e políticas públicas que qualifiquem os profissionais de Saúde para darem o melhor pela população assistida.

A representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Giselda Lins disse que o Programa Bolsa Família está sendo reconstruído para melhor atender ao público vulnerável e apresenta novas nuances que precisam ser trabalhadas de forma coletiva, considerando que se trata não apenas de um compromisso assumido pelos segmentos diretamente ou indiretamente envolvidos, mas da garantia da proteção social.

A coordenadora geral de Equidades e Determinantes Sociais em Saúde do Ministério da Saúde, Kátia Souto, enfatizou que o programa Bolsa Família propõe o rompimento do ciclo da pobreza e traz uma janela de oportunidades de acesso a direitos. “Reconhecemos que saímos do mapa da pobreza e o desafio agora é reduzir as iniquidades para que o Brasil seja mais justo, solidário e que as diferenças sejam reconhecidas em suas singularidades”, pontuou.

A coordenadora geral de Acompanhamento de Condicionalidades do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Amurany Borges, afirmou que o Bolsa Família é reconhecido internacionalmente pela eficácia e aumento da proteção social. “A pobreza não é apenas ausência de renda, mas também do não acesso à segurança alimentar, habitação, saúde e outras ausências de assistência que refletem na qualidade de vida da população”.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) Kátia Born reafirmou a parceria com o Cosems-AL que – segundo ela – sempre abre espaço para discutir saúde e assistência social, considerando a necessidade da intersetorialidade das respectivas pautas. Na oportunidade, Kátia defendeu a qualificação profissional das mulheres que fazem parte do Bolsa Família para que, posteriormente, tenham autonomia profissional para educar seus filhos.