Logo do ConasemsLogo do SUS
COSEMS - RN

20/08/2025

Oficina Nacional reforça transparência e planejamento na gestão da rede Conasems-Cosems


20/08/2025 - Atualizada em 20/08/2025

Por Por Ascom Cosems-RN

Teve fim nesta terça-feira (12) a Oficina de Boas Práticas Conasems-Cosems, evento que reuniu representantes dos dois colegiados com o objetivo de fortalecer a transparência, o controle interno e a eficiência administrativa na gestão do Conasems e Cosems. A programação, que teve início na segunda-feira (11), foi realizada em Brasília/DF e contou com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), representado por suas diretoras Terezinha Rêgo e Ângela Wilma, além da assessora da área administrativa e financeira, Alexandra Régio.

Durante a oficina, foram debatidos temas centrais da administração do Conasems e dos Cosems, como: auditorias independentes, prestação de contas das contribuições institucionais, responsabilidades dos conselheiros fiscais, captação e execução de recursos por meio de Cartas Acordo com a OPAS, além da importância dos instrumentos de planejamento e controle interno.

A vice-presidente do Cosems-RN e secretária municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Terezinha Rêgo, destacou a relevância do evento. “O Cosems do RN participou ativamente da Oficina, cujo objetivo principal foi qualificar a prestação de contas dos recursos do colegiado nacional e estadual”, afirmou.

Para a diretora financeira do Cosems-RN e secretária municipal de Saúde de Major Sales, Ângela Wilma, o encontro foi fundamental para a qualificação de sua atuação no setor financeiro do Colegiado. “A oficina proporcionou conhecimentos técnicos e práticos que contribuirão significativamente para o fortalecimento da transparência, da legitimidade e da eficiência na gestão do Cosems. Também possibilitou a troca de experiências exitosas com outros estados, o que certamente agregará valor à nossa atuação”, destacou.

Já a assessora da área administrativa e financeira, Alexandra Régio, avaliou a oficina como um momento estratégico para o aprimoramento do planejamento e da prestação de contas das ações desenvolvidas com os recursos do Cosems. “A troca de saberes e a atualização técnica são fundamentais para qualificar ainda mais nosso trabalho”, afirmou.