02/10/2025
Enfermeiros do Marajó recebem certificados pelo projeto Saúde das Manas
02/10/2025 - Atualizada em 02/10/2025
Por Cosems-PA
Garantir o direito ao planejamento reprodutivo e melhorar a qualidade na assistência prestada às mulheres da região do Marajó. Esse foi o objetivo do curso de formação para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), destinado aos enfermeiros dos municípios do arquipélago do Marajó.
Estes profissionais receberam nesta quarta-feira, 24, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), certificados por meio do Projeto Saúde das Manas, uma parceria entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Ministério da Saúde, Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A capacitação ocorreu no município de Breves, em março deste ano, destinada a 11 enfermeiros, que foram treinados em inserção de DIU. Participaram profissionais de saúde dos municípios de Afuá, Soure, Oeiras, Bagre, Curralinho, Breves, Salvaterra e Gurupá.
Vale ressaltar que a primeira fase do treinamento ocorreu em novembro do ano passado, na cidade de Ribeirão Preto/SP, com a participação de 11 médicos e 12 enfermeiros. Essa etapa foi promovida pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) com o Cosems e Ministério da Saúde, proporcionando capacitação teórica e prática aos servidores dos municípios do Marajó.