Logo do ConasemsLogo do SUS
COSEMS - RR

24/05/2022

III Encontro de Coordenadores de APS aborda Exames Laboratoriais, de Imagem e Conectividade na Saúde


24/05/2022 - Atualizada em 24/05/2022

Por Cosems - RR

O terceiro encontro de Coordenadores de Atenção Primária promovido hoje (20/05/2022) pelo COSEMS-RR discutiu a oferta de exames laboratoriais, de imagens e o panorama de instalações do sistema de medição da qualidade da internet – SIMET no estado de Roraima.

Participaram do encontro os Coordenadores: Celiane Pereira, de Mucajaí, Eli Rodrigues, de Caracaraí, Lucas Mesquita, de Iracema, João Victor Rodrigues, de Bonfim, Drielly Reis, de Normandia, Dayane Nascimento, de Pacaraima, Cleyton Luz, de São João da Baliza, além da Superintende da Atenção Primária de Boa Vista, Cinthia Brasil.

O primeiro tema abordado foi o Programa Conectividade na Saúde, apresentado pelo Apoiador Regional, Adailton Paulino. Que falou sobre o  panorama das instalações do SIMET nos municípios do estado, e a importância do acompanhamento de cada localidade na instalação e atualização do sistema nos estabelecimentos de saúde com CNES e internet.

O Conectividade na Saúde é uma iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR ( NIC.br), desenvolvida a partir de acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A ferramenta foi idealizada com o intuito de oferecer um diagnóstico da conectividade nos estabelecimentos públicos de saúde no Brasil, auxiliando gestores na tomada de decisões, e contribuindo para a otimização do compartilhamento de prontuários médicos entre estabelecimentos de saúde.

Os estabelecimentos inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) podem instalar gratuitamente o medidor SIMET para realizar suas próprias medições – veja como instalar. Os dados sobre conectividade ficam disponíveis ao público neste painel. Quanto maior a adesão, mais informações provenientes das aferições são disponibilizadas.

Entre os dados disponíveis estão métricas como latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar), velocidade de download, upload e perda de pacotes. É possível observar, ainda, o histórico da qualidade da rede num período de até 60 dias, além de compará-la com a mediana de conexão à Internet do entorno (mesmo setor censitário) e com isso, avaliar a possibilidade de contar com um serviço melhor. A plataforma fornece, ainda, uma lista de provedores que atuam na localidade do seu estabelecimento de saúde.

A Coordenadora de Apoio Kira Gomes, a Facilitadora Laura Ferreira e a Apoiadora Regional Valquíria Brito, apresentaram aos Coordenadores o diagnóstico dos Exames Laboratoriais e de Imagem dos municípios, com objetivo de realinhar e intermediar a construção de referências e contrarreferências nas ofertas desses exames, a serem discutidas em projetos ministeriais executados no estado como o Planejamento Regional Integrado, com o intuito de criar um fluxo que represente a capacidade do sistema de saúde em atender os pacientes de forma eficiente, respeitando as movimentações nos diferentes níveis de cuidados.

Uma análise SWOT, com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças levantada pelos técnicos do COSEMS-RR, relacionadas a oferta de exames no estado foi apresentada, em seguida foi criada uma proposta de solução aos principais problemas citados pelos participantes, que será encaminhada a plenária do COSEMS, no próximo dia 1º de junho de 2022, e consequente a Comissão Intergestores Bipartite, onde subsidiará futuras pactuações.

A Superintende do Ministério da Saúde em Roraima, Andrea Maia, esteve no III encontro, onde deu boas-vindas aos participantes, e falou da importância dos encontros realizados pelo COSEMS-RR nas dependências da superintendência, salientando a continuidade da parceria entre o Conselho de Secretários Municipais de Saúde e a Superintendência, para um apoio mais efetivo aos municípios. “A Superintendência está sempre de portas abertas para o COSEMS-RR e todos os municípios do estado, é nosso dever como representantes do Ministério da Saúde apoiá-los”. Frisou Andrea Maia.

Para Eli Rodrigues, Coordenadora de Atenção Primária à Saúde do município de Caracaraí, cada encontro tem proporcionado um crescimento pessoal e profissional aos Coordenadores e toda equipe de saúde dos municípios atendidas pelo COSEMS. “As lutas diárias para levar uma saúde de qualidades aos nossos munícipes não tem sido fácil, mas a cada encontro promovido pelo COSEMS-RR, renovamos as nossas forças e temos certeza de que estamos no caminho certo”. Pontou Eli Rodrigues.

Compartilhar