Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - GO

11/11/2022

Conecte SUS: Oficina de Expansão do Conecte SUS Goiás promove capacitação sobre Saúde Digital e reitera a importância dos dados em saúde como ferramenta de gestão


11/11/2022 - Atualizada em 11/11/2022

Por Cosems - GO

Gestores municipais de saúde, coordenadores de atenção básica e técnicos de informação em saúde dos municípios goianos tiveram oportunidade de participar nesta semana da Oficina de Expansão Conecte SUS Goiás. Saúde Digital e seus diversos sistemas, aplicações e uso foram abordados durante os três dias de atividade, realizada presencialmente no dia 8 de novembro no Auditório da Escola de Saúde de Goiás e online nos dias 9 e 10.
A Oficina ofereceu aos municípios participantes a oportunidade de se apropriarem sobre o cenário atual de informatização no âmbito da Atenção Primária à Saúde, compreenderem o fluxo e as necessidades de atuação para a integração do PEC E-SUS APS à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, e ainda qualificar seus gestores e corpo técnico acerca da Estratégia de Saúde Digital – ESD28, da própria RNDS e do uso das plataformas do ConecteSUS Cidadão e ConecteSUS Profissional.

Patrícia Palmeira, gestora municipal de saúde de Inhumas e 2º vice-presidente Cosems Goiás participou da abertura do evento e reiterou que a atualmente a saúde é muito sistematizada e urge avançar nas práticas de saúde digital. “Nós alimentamos dezenas de sistema de informação, produzimos muitos dados, mas não conseguimos, a partir disso, gerar informação de qualidade”, revelou a gestora. Para Patrícia, é preciso avançar nas práticas de saúde digital para que a gestão se torne mais eficiente, desencadeando na tomada de decisão mais efetiva e, por fim, na melhora da qualidade da assistência.

 

Saúde Digital e Qualidade da Assistência

Os assessores técnicos do Cosems Goiás, Maria Aparecida Rodrigues e Felipe Sobrinho acompanharam os três dias de atividade, que tiveram como destaque: a apresentação da integração do PEC e-SUS APS na RNDS (acesso ao ConecteSUS Profissional); o medidor SIMET – Saúde – ferramenta para avaliar a qualidade da conexão à Internet nos estabelecimentos de saúde no Brasil; a Lei de Proteção de Dados, dentre outros temas.

Os gestores e técnicos participantes também receberam suporte técnico sobre para que pudessem tirar dúvidas sobre a operacionalização e integração dos sistemas. Maria Aparecida Rodrigues reitera que as dificuldades no SUS relacionadas a qualidade da assistência vão desde o financiamento insuficiente, as filas de espera, a carência de profissionais, a gestão dos recursos, dentre outros. Assim, o apoio da tecnologia de informação para uma gestão mais inteligente é de extrema importância pois otimiza a aplicação dos recursos, melhorando com isto a qualidade da assistência. “O principal desafio, além dos problemas com conectividade, está relacionado à insuficiência de recursos humanos com conhecimento técnico na área de saúde digital e tabulação dos dados”, analisa a técnica do CosemsGo. Cursos sobre Saúde Digital, a nível médio e especialização, disponíveis nas instituições de ensino no Brasil, foram apresentados pelo Ministério da Saúde durante a Oficina, com objetivo de estimular a capacitação profissional de técnicos e gestores sobre o tema.

 

 

A Oficina de Expansão Conecte SUS Goiás foi realizada em uma grande parceria entre Coordenação do Datasus/Ministério da Saúde, Hospital Alemão Osvaldo Cruz – HAOC, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, Universidade Federal de Goiás – UFG, Secretaria de Estado de Saúde de Goiás– SES-GO, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia e Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Goiás – COSEMS-GO.

Crédito das Fotos: Rique Ferreira. 

As apresentações realizadas durante a Oficina estão disponíveis para visualização e download abaixo: 

1. Aspectos Gerais para adequação da RNDS à LGPD

2. Atualizações do Conecte SUS Cidadão

3. Conecte SUS Profissional Visão Geral

4. Credenciamento Portal de Serviços DATASUS

5. Experiências do Estado de Goiás na Saúde Digital

6. Governança da ESD28 e Programa Conecte SUS

7. Informatiza APS

8. Informatização no Estado de Goiás

9. Integração a RNDS Município de Jataí – Goiás

10. Materiais de Apoio e Suporte para Integração do PEC e-SUS na RNDS

11. Modelos de Informação em Saúde na RNDS

12. Orientações sobre habilitação do PEC e-SUS APS à RNDS

13. RNDS e Conecte SUS Cidadão, Profissional e Gestor

14. Saúde Digital_Experiências da UFG

Compartilhar