Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - PA

27/01/2023

Cosems/PA e Conasems acompanham andamento do Curso Saúde com Agente em Abaetetuba


27/01/2023 - Atualizada em 27/01/2023

Por Cosems - PA

A equipe técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) juntamente com o assessor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), David Duarte, visitou nesta quinta-feira, 19, o município de Abaetetuba com objetivo de acompanhar o andamento do Curso Saúde com Agente, destinado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems),que visa a formação técnica desses profissionais, em formato hibrido, nos municípios de todo o País.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Saúde de Abaetetuba e presidente do Cosems/PA, Charles Tocantins; pela coordenadora do Rede Colaborativa, Marlene Reis e a facilitadora Lorena Maia. O Conasems tem percorrido vários municípios com intuito de avaliar e identificar os desafios, dificuldades e as ferramentas utilizadas para facilitar a participação dos profissionais no curso que está sendo ofertado.

“O intuito é aperfeiçoar o desenvolvimento do curso, observando medidas adotadas pela equipe de gestão de saúde local, o qual na oportunidade me foram apresentadas, juntamente com a equipe do Cosems/PA. Além, é claro, de reforçar a parceria do Conasems com os envolvidos”, disse Duarte.

Para contribuir com o andamento do curso, o município fez a proposta do projeto Rede Cipó, idealizado pela coordenação de Atenção Básica e conduzido pelo professor Laurindo Campos, com a apoiadora do Cosems/PA, Kellen Costa. “Colocamos à disposição o projeto de cunho digital para subsidiar e auxiliar os alunos, bem como seus preceptores no andamento do curso, que tem 80% de presença”, explicou Laurindo.

Charles Tocantins reforçou a importância da qualificação para esses profissionais de saúde que têm grande significado nas ações de prevenção, promoção e proteção da saúde na atenção básica. “Como gestor municipal de saúde, temos o dever de garantir o bom funcionamento do curso e assim atender as necessidades durante o todo o processo. Com absoluta certeza essa capacitação trará grandes benefícios no trabalho das equipes de ACS e ACE”, destacou.

Programa Saúde com Agente: O Programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões e foi criado em atenção as leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.

A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. A ideia é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.