Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - CE

03/02/2023

COSEMS, SESA e Conasems debatem a Saúde no Ceará no I Encontro de Gestores de 2023


03/02/2023 - Atualizada em 03/02/2023

Por Cosems - CE

O I Encontro de Gestores 2023 realizado pelo COSEMS-CE em Fortaleza, na última sexta-feira (27) reuniu cerca de 150 participantes, entre secretários municipais, gestores do estado, palestrantes, equipe técnica e Apoiadores da Rede Colaborativa. O evento teve a abertura oficial com presença de toda a Diretoria Executiva da entidade.

A primeira mesa de debates foi um demonstrativo da nova relação entre COSEMS-CE e Secretaria da Saúde do Estado. Na oportunidade, a nova gestora da pasta, Tânia Mara, apresentou todo corpo de secretários executivos da SESA. O fortalecimento da Atenção Primária, demanda recorrente dos gestores municipais, foi citado pela secretária como “o maior desafio dessa gestão”. A gestora estadual também respondeu aos questionamentos acerca da necessidade de organização do sistema de regulação no estado, SAMU e Política de Incentivo Hospitalar.

"A fala da Dra. Tânia nos trouxe bastante esperança. Eu creio que todos que vem dessa jornada pós-pandemia estavam bastante desestimulados com as gestões anteriores da SESA. Ao mesmo tempo, nos dá aquela vontade de trabalhar com todo dinamismo e empoderamento que nós temos enquanto secretários." Ana Paula, secretária de saúde de Acaraú-CE. 

O Conasems engrandeceu o encontro com as importantes participações, dentre elas a do presidente Wilames Freire. O gestor abordou os desafios que se impõem aos gestores nos primeiros meses de um ano que trará muitas mudanças em nível federal e dialogou na mesa com a secretária do estado. “A Atenção Primária tem uma particularidade; ela é gestão única dos municípios. Então, nós somos os responsáveis por ela”, afirmou o presidente.

"Mais uma vez, o COSEMS-CE provou sua capacidade de realizar eventos de relevância com sucesso. Parabéns a equipe por trazerem palestras de suma importância para alcançarmos resultados como gestores da saúde. Destaco a excelente fala da Blenda sobre Regras para transposição e transferência dos saldos remanescentes do SUS." Yonara Bezerra, secretária de saúde de Beberibe-CE. 

A assessora técnica do Conasems, Blenda Leite, abordou um dos temas mais sensíveis aos gestores, a Lei Complementar n.197/22 e 172/20. Vários gestores puderam sanar suas dúvidas  quanto ao uso dos Saldos remanescentes. O evento encerrou no período da tarde com os temas Controle externo: Fiscalização do TCE na Aplicação dos Recursos na Saúde, com o palestrante Wesmey Silva, Controlador do TCE. Já o Controle Interno aplicado às Secretarias de Saúde, foi abordado por José Wellington, Diretor da Alfa Contabilidade.

“Nós só temos muito que agradecer ao COSEMS por nos proporcionar esse tipo de abertura com pessoas que contribuem tanto para as políticas públicas de saúde no nosso estado. Tratar, por exemplo, do Controle Interno foi muito pertinente, pois sempre surgem situações em que nós precisamos recorrer a esses conhecimentos técnicos. Daqui a duas semanas Crateús vai receber o TCE, e esse momento foi importante para levarmos as informações adquiridas para nossa equipe.” Elisabeth Morais, secretária de saúde de Crateús-CE