Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - AM

21/03/2023

COSEMS/AM INAUGURA SEU PRIMEIRO ESCRITÓRIO REGIONAL


21/03/2023 - Atualizada em 21/03/2023

Por Cosems - AM

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas COSEMS/AM, inaugurou na última sexta-feira (17), seu primeiro escritório regional, em Tefé/AM. A proposta de instalação de escritórios regionais partiu do Presidente Franmartony Firmo durante a programação de ações de seu mandato. A ideia surgiu para que houvesse a descentralização do serviço de apoio regional e a proximidade com a realidade da região de saúde que o apoiador representa. Em parceria com a Secretária de Saúde de Tefé, Lecita Marreira, foi possível a realização dessa ação.
Em Tefé, o escritório regional servirá como pólo dos municípios de Uarini, Alvarães, Maraã, Juruá, Japurá e Tefé, que compõem a região de saúde do triângulo. O escritório está localizado em uma sala cedida pela Secretária de Saúde Lecita, na SEMSA Tefé, com toda estrutura necessária para atender os 6 municípios da região de saúde do Triângulo.
Participaram da inauguração: Presidente do Cosems no Amazonas, Franmartony Firmo, a secretária executiva, Moana Serravalle, os apoiadores regionais, Clevelland d Ariane Guerreiro, o representante da FioCruz Amazônia, Rodrigo Tobias, a secretária de saúde de Uarini, Orivane Lopes, o representante de Jurua, Marcelo dos Santos, além do vereador, Daniel Barbosa, coordenadores da SEMSA e a secretária de saúde, Lecita Marreira.
"Estamos instalando em Tefé, o primeiro escritório do Cosems, para atender os municípios do triângulo, onde residem mais de 120 mil pessoas. É uma proximidade das secretarias e profissionais de saúde, que irá facilitar o acesso às informações do órgão, ao ministério da saúde, as equipes de saúde, através dessa grande parceria" destacou o Presidente do Cosems AM, Franmartony Firmo.
Para a Secretária de Saúde Lecita, esse escritório irá fortalecer os municípios, onde as capacitações e portarias poderão ser discutidas em tempo real. "Com a descentralização do Cosems, Tefé ganha com isso. Pois é um pólo que vai atender os outros municípios, e dar mais qualidade aos nossos serviços", disse a titular da SEMSA.
O primeiro escritório descentralizado do Cosems, será gerenciado pelo apoiador e enfermeiro, Clevelland Sampaio, que terá o papel fundamental em dar suporte a todos municípios da regional. "Estou muito feliz com esta nova função, pronto e a disposição dos municípios para ajudar e buscar desenvolver uma melhor qualidade em saúde aos municípios", pontuou.