Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - RN

21/03/2023

Presidente do Cosems/RN Maria Eliza Garcia marca presença no lançamento do novo Programa Mais Médicos


21/03/2023 - Atualizada em 21/03/2023

Por Cosems - RN

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, lançou, nesta segunda-feira (20), em Brasília/DF, o Programa Mais Médico para o Brasil. A solenidade aconteceu com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, dentre outras autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), a intenção é que, até o fim deste ano, cerca de 28 mil profissionais estejam fixados em todo o país, principalmente em áreas de extrema pobreza. “Com isso, 96 milhões de brasileiros terão garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS”, pontuou.

Ainda de acordo com a presidente do Cosems, sua participação no evento, onde representou os gestores municipais de saúde do Rio Grande do Norte, foi emocionante, pois um dos maiores gargalos na saúde pública do Brasil, que é a falta do profissional médico, está próxima de ser solucionada.

“Precisamos acreditar e focar, forças e recursos financeiros, na Atenção Primária. Somos nós que, efetivamente, estamos executando os serviços e ações, pois são nos municípios que as pessoas estão e são nos municípios onde tudo acontece”, disse Maria Eliza Garcia.