Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - SP

24/03/2023

Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo reúne cerca de 2,5 mil pessoas


24/03/2023 - Atualizada em 24/03/2023

Por Cosems - SP

O 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP, reuniu cerca de 2,5 mil pessoas entre autoridades, congressistas, secretários municipais de saúde e palestrantes durante os dias 15 e 17 de março, na cidade de São Pedro/SP. Havia 311 municípios do estado presentes no evento.

A programação contou com debates, reflexões e a troca de experiências, diálogos e comunicação entre os municípios paulistas, sempre com a presença de membros de outros importantes órgãos ligados a saúde como o CONASEMS, a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde entre outros. Este ano, o tema do Congresso foi “35 anos do SUS: caminhos para equidade, universalidade e integralidade na conjuntura atual”.

A solenidade de abertura teve a presença do presidente e da vice-presidente do COSEMS/SP, Geraldo Reple e Carmem Guariente, respectivamente, do secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Nésio Fernandes Júnior, do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, do prefeito municipal Thiago Silvério, do secretário de Saúde de São Pedro, Leandro Sanches, do vice-presidente do CONASEMS, Charles Tocantins e do presidente do Conselho Municipal de Saúde local, Donato Domênico.

O secretário de Estado, Eleuses Paiva, destacou o SUS como a maior conquista que tivemos na Constituição de 1988. “O SUS não é projeto de governo, é projeto de uma nação. Acredito que somente com diálogo objetivo avançaremos”, disse. Eleuses Paiva elencou três grandes desafios na gestão da SES/SP: imunização da população, com meta de alcançar 90% de vacinados; saúde digital; e regionalização da Saúde.

Mostra
O 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo foi palco da 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios paulistas. Ao todo, 1.496 trabalhos, de 105 municípios, foram inscritos em 2023, um recorde.

Do conjunto de trabalhos expostos, foram selecionadas quinze experiências para recebimento do 12º Prêmio David Capistrano e destacadas outras quinze para atribuição de Menção Honrosa. Este Prêmio representa o reconhecimento do mérito dos atores envolvidos e é um incentivo às experiências transformadoras na gestão municipal do SUS. Todos contemplados participarão da Mostra Nacional “Aqui tem SUS”, do CONASEMS. Confira a lista de vencedores: l1nq.com/mostraepremio

Eleição da Diretoria do COSEMS/SP
Durante o evento também foi realizada, no dia 17 de março, a Assembleia Geral Ordinárias dos gestores paulistas. Exclusiva para secretários municipais de Saúde, a assembleia em 2023 definiu a nova diretoria do COSEMS/SP para o biênio 2023/25. Geraldo Reple Sobrinho foi reeleito para a presidência do Conselho. Também ocorreu, durante a mesma assembleia, a eleição do novo Conselho Fiscal e a aprovação da Carta do Congresso (Carta de São Pedro), documento político que traz o compromisso e ações do COSEMS/SP para a próxima gestão. Confira a diretoria eleita e o conselho fiscal: encr.pw/cosemssp

Quando Falta o Ar
O segundo dia do Congresso do COSEMS/SP foi encerrado com a exclusiva apresentação do documentário ‘Quando Falta o Ar’. A exibição emocionou o público presente no evento. Ana e Helena Petta, diretoras do documentário, participaram da exibição e puderam dividir suas experiências de gravação com profissionais e gestores da saúde paulistas, em um debate com os ex presidentes do COSEMS/SP presentes.
O documentário chegou aos cinemas neste mês e foi autorizado sua exibição de forma excepcional no 36º Congresso do COSEMS/SP.