Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - RN

24/05/2023

Cosems-RN debate projeto e participa de lançamento do Vacina + Potiguar


24/05/2023 - Atualizada em 24/05/2023

Por Cosems - RN

Nesta segunda-feira (22), houve dois momentos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em Natal, vislumbrando o lançamento do Programa Vacina + Potiguar, estratégia que tem o objetivo de firmar parcerias entre instituições governamentais e não governamentais buscando o fortalecimento da cultura da vacinação e a elevação das coberturas vacinais da população potiguar.

De acordo com o secretário executivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Sueldo Queiroz, na manhã desta segunda houve encontro, na sede da Sesap, com presença da titular da pasta, Liane Ramalho e do diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti Fernandes, dentre outros, para fortalecer estratégias de vacinação entre os municípios que estão com baixa cobertura.

“No encontro, ficou pactuada a realização de oficinas para orientar os municípios no recebimento de recursos. Independente de da cobertura vacinal, os 167 municípios do Rio Grande receberão valores, porém, aqueles que dispõem de estrutura inferior,  receberão aporte maior”, pontuou o secretário executivo do Cosems-RN, adiantando que algumas portarias serão publicadas pelo Ministério da Saúde neste sentido.

Ainda de acordo com Queiroz, a parceria entre Cosems, Ministério da Saúde e Sesap fortalece o surgimento de novas estratégias que visam o aumento das coberturas vacinais bem como o aperfeiçoamento da atuação no território e, principalmente, melhorias nas estruturas de vacinação.

LANÇAMENTO

Em seguida, desta vez na Escola de Governo do Rio Grande do Norte, houve, de fato, o lançamento do Programa Vacina + Potiguar. No evento estavam presentes vários atores do Sistema Único de Saúde (SUS) potiguar, a governadora Fátima Bezerra, a secretária estadual de Saúde Liane Ramalho e o secretário executivo do Ministério da Saúde e ministro em exercício, Swedenberger Barbosa, dentre outros.

Desta vez representado por sua secretária geral, Maria Emília Pinheiro (SMS Monte Alegre), o Cosems-RN esteve presente em mais este importante espaço de efetivação de políticas de imunização do SUS.

Na avaliação de Maria Emília Pinheiro, o Programa Vacina + Potiguar será uma importante forma de mobilização  de todos os seguimentos, instituições governamentais e não governamentais em prol da imunização no território norte-rio-grandense, neste momento em que o Estado vivencia queda gradativa das coberturas vacinais.

“A união de esforços será importante para que possamos otimizar as coberturas vacinais e, assim, reduzirmos os agravos ocasionados pelas doenças”, avaliou a secretária geral do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte.

Com informações do Cosems-RN.