Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - SP

01/06/2023

Painel de Apoia à Gestão, ferramenta de fortalecimento da gestão de Saúde


01/06/2023 - Atualizada em 01/06/2023

Por Cosems - SP

Painel de Apoia à Gestão, ferramenta de fortalecimento da gestão de Saúde

O CONASEMS desenvolveu o Painel de Apoio à Gestão, uma estratégia de fortalecimento da gestão municipal de saúde e o processo de regionalização. O Painel é composto por quatro temas centrais: economia em saúde; indicadores, produção de serviços e provimento profissional; perfil municipal e relatórios operacionais; e capacidade instalada do sistema.

Trata-se de uma robusta ferramenta que serve de subsídio na elaboração e execução do planejamento local e regional como forma de consolidar os processos de governança, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde.
Vamos destacar aqui o eixo Painel: Indicadores – produção de serviços e provimento profissional, com foco nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Nesta área do painel, os interessados podem também pesquisar a respeito dos Indicadores de Imunização e Provimento Médico. Clique e acesse aqui.

No tópico Ações dos Agentes Comunitários de Saúde a pesquisa pode ser realizada pelo desfecho da visita ou motivos de acompanhamento. Em cada um dos títulos selecionados o internauta terá o filtro dividido por estado, macrorregião de saúde, região de saúde ou por município, mês a mês, a partir de janeiro de 2016.

O painel traz o quantitativo de visitas, o mês em que ocorreu e o total de motivos e acompanhamentos relacionados às visitas realizadas.

Além das informações quantitativas, de forma simples e interativa, a ferramenta oferece gráficos e comparativos de cada mês.


A fonte dos dados da ferramenta se encontra no rodapé e contém a data da última atualização. O internauta pode navegar em tela cheia e ajustar o tamanho da tela conforme preferir. O tutorial de navegação pode ser acessado na aba inicial de navegação do referido painel.

Para dúvidas, entrar em contato com o CONASEMS através do e-mail: painel@conasems.org.br

Com informações do Cosems-SP.