Logo do ConasemsLogo do SUS

18/10/2024

Brasil poderá ser pioneiro no uso de ferramenta que avalia equidade na saúde

18/10/2024 14h49

A assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) Blenda Leite está em Genebra (Suíça) para conhecer a Ferramenta de Avaliação de Equidade de Saúde (Health Equity Assessment Toolkit - HEAT) no Brasil. Durante a reunião, nesta sexta-feira (18/10), com Ahmad Reza Hosseinpoor, líder de Monitoramento de Equidade em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), falaram sobre a utilização dessa iniciativa durante o planejamento e desenvolvimento de programas e serviços de saúde.

“Essa iniciativa visa garantir que as necessidades das populações mais vulneráveis sejam priorizadas, resultando em uma abordagem mais equitativa e eficaz nas políticas de saúde pública”, afirma Blenda. Segundo a assessora técnica, o HEAT é uma solução que auxilia na avaliação sistemática das desigualdades de saúde. A ferramenta foi desenvolvida para ajudar gestores a identificar áreas com maiores disparidades e oferecer ideias sobre como corrigi-las.

Notícias Relacionadas

Conasems discute gastos com saúde em reunião da OCDE em Paris

“O Brasil, ao adotar essa ferramenta como um estudo piloto em nível municipal, poderá fornecer um exemplo valioso para outros países que também enfrentam desafios na redução das desigualdades de saúde”, comenta a representante do Conasems. Ela integra a comitiva do Brasil na Europa, com representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

No início desta semana, o grupo participou de outro debate sobre como os países podem melhorar o monitoramento dos gastos em saúde e compreender melhor o que impulsiona as diferenças de custos entre eles. Saiba mais aqui.