Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - RN

25/05/2023

Em momento histórico para o SUS potiguar, Cosems-RN participa da 10ª Conferência Estadual de Saúde


25/05/2023 - Atualizada em 25/05/2023

Por Cosems - RN

O Rio Grande do Norte vivencia sua 10ª Conferência Estadual de Saúde até a próxima quinta-feira (25). O evento, que acontece no Centro de Convenções de Natal, reúne diversos gestores, profissionais de saúde, prestadores de serviço e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) vindos de todos os 167 municípios potiguares. Nesta 10ª edição, o evento, que acontece de quatro em quatro anos, tem o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Ao lado de autoridades como a governadora Fátima Bezerra, a secretária estadual de saúde Lyane Ramalho e o ministro da Saúde em exercício Swedenberger Barbosa, dentre outras, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) foi representado pela secretária municipal de saúde de Lucrécia, Socorro Cunha.

Em sua fala, Socorro Cunha destacou a efetiva participação e apoio do Cosems-RN aos gestores na realização das etapas municipais das Conferências. “Estivemos juntos e apoiando, através de nossos técnicos, a construção das etapas municipais da Conferência”, frisou.

Ainda na oportunidade, Socorro Cunha fez referência à importância dos Conselhos Municipais de Saúde e o emprenho do Cosems para que os secretários municipais de saúde consigam realizar uma gestão de qualidade e que atenda os anseios da população.

Nos próximos dois, os delegados da 10ª Conferência Estadual de Saúde debaterão diversos temas que foram encaminhados pelas conferências municipais realizadas entre novembro de 2022 e abril deste ano. As deliberações serão conduzidas ao Conselho Nacional de Saúde para serem incluídas na 17ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para julho.

Com informações do Cosems-RN.